Home / Europa / Europa
Toledo, Espanha. Autore e Copyright Marco Ramerini
Toledo, Espanha. Autor Marco Ramerini

Europa

A Europa juntamente com a Ásia faz parte do mais amplo continente da Terra, chamado Eurásia. Europa aparece como um apêndice a este vasto continente, uma península que deve a sua identidade largamente a razões históricas e a seres humanos. O tamanho é modesto em comparação com o resto da terra firme, representando apenas 7% da superfície da terra do planisfério inteiro (10.360.000 quilômetros quadrados) e contêm 12,4% da população (807.289.020 pessoas).

Convencionalmente os limites geográficos do continente estão a norte o Oceano Ártico, a oeste o Oceano Atlântico e a sul o Mar Mediterrâneo, enquanto que a leste as fronteiras são menos definidas. Se diz geralmente que é a linha a partir do Mar Negro passando pelas encostas do norte do maciço do Cáucaso e do Mar Cáspio, de onde ela vai até o rio Ural e segue as encostas orientais dos Urais até o mar de Kara.

O contorno do continente é muito irregular com 37.900 quilômetros de litoral. 8% do território é composto de ilhas, a maior sendo a Grã-Bretanha (229.885 quilômetros quadrados) e 27% de penínsulas. Entre as grandes cadeias de montanhas são os Alpes, onde se alcança a altura máxima do continente com o Mont Blanc (4.810 metros), seguida pelos Pirinéus, enquanto no leste situa-se o maciço do Cáucaso, que é geralmente considerado já como uma parte da Ásia.

Florença, Toscana, Itália. Autore e Copyright Marco Ramerini

Florença, Toscana, Itália. Author Marco Ramerini

Mapa da Europa

Mapa da Europa

As regiões do sul são montanhosas e acidentadas, enquanto que se move em direção ao norte para além dos Alpes, os Pirenéus e os Cárpatos são encontradas as extensas planícies do centro e do norte da Europa com uma elevação média de 340 m. Assim o continente europeu é junto com a Oceania o continente de mais baixa altura.

Em relação aos outros continentes a Europa não tem rios longos. o rio mais longo sendo o rio Volga (3.531 km) localizado na periferia do continente, enquanto o Danúbio (2.860 km), mais centralmente situado, é o segundo maior rio e o terceiro é o Ural (2.428 km).

Muitos lagos são relativamente pequenos com a excepção da Rússia, onde fica o maior lago do continente: o Lago Ladoga com 18.400 quilômetros quadrados.

Pontos da Europa continental são: a norte Nordkinn (Noruega), a oeste o Cabo da Roca em Portugal, a sul a Punta de Tarifa (Espanha) e a leste o Mar de Kara.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

CLIMA DA EUROPA

Embora grande parte da Europa está em altas latitudes, os mares que banham são relativamente quente, e as correntes quentes do Golfo, no Oceano Atlântico, fazer que grande parte da Europa ocidental e central goza de um clima temperado, caracterizado por invernos suaves, verões não muito quentes, gama limitada de temperatura, chuvas abundantes (800-3000 milímetros por ano). Durante o inverno, a norte dos Alpes, o massa ar Ártico siberiano frequentemente baixas temperaturas, os invernos estão ficando mais frio, a maior excursão térmica; as chuvas, não muito abundantes, são mais abundantes no verão. O clima mediterrâneo nos meses do verão são geralmente quentes e secos, a precipitação está concentrada na primavera, outono e inverno, e os invernos são suaves. Na vasta área plana que se estende a partir da Polónia para o leste prevalece um clima continental, mais frio e seco, com uma longo e duro invernos e verões quentes, chuvas moderadas, principalmente no verão, os rios congelar para 4-6 meses e um ano a neve cobre o solo longo. O norte da Europa têm baixas temperaturas ao longo do ano, com queda de neve e solo congelados.

Praça da Cidade Velha, Staré Město, Praga, República Checa. Autor Estec. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Praça da Cidade Velha, Staré Město, Praga, República Checa. Autor Estec

TURISMO NA EUROPA

A partir de um ponto de vista do turismo, a Europa é o continente mais visitado no mundo, de acordo com estatísticas de 2010 da Organização Mundial do Turismo (WTO), Europa com 477.000.000 turistas é 54,2% do turismo mundial.

No ranking dos dez países mais visitados no mundo são seis países europeus: em primeiro lugar é a França, depois estão os Estados Unidos e a China, a quarta é a Espanha, a Itália está quinta, sexto é o Reino Unido, seguido então a Turquia, em oitavo lugar é a Alemanha, e para terminar em nono lugar e décimo, respectivamente, são a Malásia e o México.

A Europa tem de muitas atracções turísticas, e está entre os sítios arqueológicos, a riqueza do património histórico e cultural das suas cidades e aldeias, o património folclore, gastronomia, línguas deste caldeirão de povos, línguas e nações.

Para acabar com a beleza natural do mar, as montanhas, os seus lagos e rios, suas ilhas e zonas montanhosas. Além da confirmação desta, pode-se dizer que, para um total de 981 sites (dados atualizados para 2013) declaradas pela UNESCO Património Mundial de Humanidade mais de 40% estão na Europa. Entre as nações, ao primeiro lugar no mundo, é a Itália, segundo a China, com a Espanha no terceiro, quarto a França, então ao quinto lugar é a Alemanha.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE:
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem