Home / Oceania / Oceania
A praia, Kuata, Ilhas Yasawa, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini
A praia, Kuata, Ilhas Yasawa, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini

Oceania

Oceania é o continente que se estende no Oceano Pacífico, o maior oceano da Terra, que inclui Austrália (7.620.000 sq km, um verdadeiro continente), a Nova Guiné (785.000 km², após Gronelândia a segunda ilha do mundo), Tasmânia (67.800 km²), as duas ilhas da Nova Zelândia (Ilha do Norte, 115.700 km ² e da Ilha do Sul, 151.200 km ²) e as ilhas da Polinésia (Tonga, Samoa, Cook, Tuamotu, Marquesas, Ilhas da Sociedade, Hawaii, etc.), Melanésia (Bismarck, Ilhas Salomão, Vanuatu, Nova Caledónia, Fiji, etc.) ea Micronésia (Mariana, Caroline, Marshall, Kiribati, Tuvalu, etc.).

As terras da Oceania, se estendem por 8.942.000 km², mas as ilhas estão espalhadas por vastas áreas cuja superfície terrestre é extremamente baixa, 86% da superfície terrestre da Oceania é formada apenas da Austrália.

Oceania, com uma população de pouco mais de 35.000.000 habitantes e uma densidade de 3 habitantes por km ², é, excluindo Antártica, o parte mais escassamente povoadas da Terra.

Mapa da Oceânia. Courtesy of the University of Texas Libraries, The University of Texas at Austin

Mapa da Oceânia. Courtesy of the University of Texas Libraries, The University of Texas at Austin

O Puncak Jaya ou Monte Carstensz (4.884 metros) na parte indonésia da Nova Guiné é a montanha mais alta da Oceania, enquanto que o ponto mais baixo da Oceania é o Lago Eyre (15 metros abaixo do nível do mar), na Austrália.

CLIMA DA OCEANIA

O clima da Austrália é muito variável de região para região, o Norte tem clima tropical, enquanto que as regiões interiores da Austrália tem um clima continental com grandes amplitudes térmicas e baixa precipitação anual, tem clima temperado a Nova Zelândia e o sudeste da costa da Austrália. A maioria das ilhas do Pacífico, com excepção da Nova Zelândia e da Ilha da Páscoa, são na área situada entre os trópicos e o equador, isto significa que tem um clima uniforme, com poucas diferenças sazonais da temperatura, atenuado pela ventos alísios, com temperaturas que são, em média, cerca de 26°C a 28°C durante todo o ano e chuvas fortes.

No centro e oeste do Pacífico, é predominante o clima das monções, com épocas distintas úmidas e secas, aqui durante as chuvas vêm os ciclones tropicais, que ocorrem entre novembro e março em áreas ao sul do Equador, e entre julho e novembro em áreas ao norte do equador.

TURISMO NA OCEANIA

No que diz respeito ao turismo, segundo as estatísticas da Organização Mundial do Turismo (WTO), a Oceania com 10,500,000 de turistas em 2006 é o 1, 2% do turismo mundial. Os países mais visitados da Oceania são Austráli, Nova Zelândia e Guam.

Oceania, tem muitas atracções turísticas, incluindo os importantes beleza natural da Austrália e da Nova Zelândia, as belas paisagens e atrações culturais da população das ilhas e atóis da Polinésia, Micronésia e Melanésia.

Além disso, podemos dizer que, para um total de 890 sites (dados atualizados para 2009) declarados pela UNESCO Património Mundial da Humanidade, 28 (3,14%) são, na Oceania.