Home / Europa / Eslováquia / Eslováquia: cidades históricas, montanhas Tatras e planícies
Banska Stiavnica, Eslováquia. Author Daniel Skreno. No Copyright
Banska Stiavnica, Eslováquia. Author Daniel Skreno

Eslováquia: cidades históricas, montanhas Tatras e planícies

A Eslováquia (Slovenská republika) tornou-se independente em 1 de Janeiro de 1993 com a divisão pacífica da Chéquia, com o qual formou a Checoslováquia. A Eslováquia é dividida administrativamente em 8 regiões autónomas. A capital Bratislava está localizada fora do centro, mas no oeste do país na fronteira com a Áustria. A Eslováquia agora faz parte da União Europeia.

Eslováquia é limitada a noroeste pela Chéquia. Ao norte está a fronteira com a Polônia ao longo dos Cárpatos Ocidentais com as impressionantes Montanhas do Alto Tatra. No leste o país tem um curto trecho de fronteira com a Ucrânia. No sul, no entanto, existe uma fronteira comum com a Hungria e a oeste com a Áustria.

Eslováquia tem um território que consiste principalmente de morros e áreas montanhosas. As montanhas mais altas estão localizadas ao longo da fronteira com a Polônia, onde sobem as montanhas dos Cárpatos ocidentais incluindo o Alto Tatra e o Baixo Tatra. Nesta região é a montanha mais alta da Eslováquia: o Gerlachovsky Stit/die Gerlsdorfer Spitze com 2.655 metros no Alto Tatra. Mais ao sul o Baixo Tatra atinge 2.024 metros com o Monte Chopok.

Mapa da Eslováquia

Mapa da Eslováquia

A parte do sudoeste da Eslováquia é caracterizada pela presença de áreas de planícies, onde fluem o Danúbio e seus afluentes. A maior e mais fértil planície da Eslováquia é a de Bratislava. No sudeste na fronteira com a Hungria e a Ucrânia encontra-se a pequena planície de Michalovce. Os principais rios eslovacos desembocam no Danúbio, que por um longo trecho marca a fronteira com a Hungria e a Áustria.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Superfície: 49.035 km²
  • População: 5.384.822: A população é a seguinte: eslovacos 85,6%, húngaros 10,8%, rom 1,8%, checos 1,2%, ruténios 0,3%, ucranianos 0,3%, alemães 0,1%, poloneses 0,1%, outros 0,2%
  • Capital: Bratislava
  • Língua: A língua oficial é o eslovaco. Em áreas da fronteira meridional o húngaro é falado também. Bem conhecido são o alemão, o russo e o inglês.
  • Religião: Católicos 60,3%, Protestantes 6,2%, Grego-Ortodoxos 3,4%, Russo-Ortodoxos 0,6% e Judeus. 27% da população são ateus.
  • Moeda: Euro (EUR)
  • Fuso horário: UTC+1, Verão UTC+2.
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem