Home / Ásia / Kuwait / Kuwait: O emirato do petróleo

Kuwait: O emirato do petróleo

O Kuwait (Dawlat al-Kuwait) é um emirato situado no nordeste da Península Arábica, que é limitado a norte e oeste pelo Iraque e ao sul pela Arábia Saudita e a leste é banhado pelo Golfo Pérsico. A capital do emirato é a Cidade de Kuwait.

O território de Kuwait consiste duma área de deserto plano, seco e de areia como parte do deserto da Arábia. O ponto mais alto do país atinge 306 metros acima do nível do mar. O Estado de Kuwait inclui também as ilhas de Bubiyan com 863 km², Warbah com 37 km², Failaka com 20 km² e outras ilhas menores, localizadas no Golfo Pérsico.

A economia de Kuwait é baseada na exploração do petróleo e do gás natural. A agricultura produz cereais, legumes e datas. Alguma importância é revestida da pesca. A indústria está ligada à refinação do petróleo e à construção.

No século XVII o país foi o ponto de partida duma rede de rotas comerciais, que ligavam o Golfo Pérsico com o Mediterrâneo. Em 1792 os britânicos estabeleceram uma filial comercial no Kuwait. Kuwait tornou-se um xecado no século XIX e tornou-se um protetorado britânico até 1961, tornando-se posteriormente um emirato independente.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 17.818 km²: Área arável 1%, prados e pastagens 0%, florestas e arbustos 0%, terra inculta e improdutiva 99%
  • População: 3.100.000, incluindo 2.000.000 de estrangeiros (dasdos de 2006) – árabes 57% (kuwaitianos 35%, outros árabes 22%), 39% asiáticos (indianos, paquistaneses, filipinos, bengalis)
  • Capital: Cidade de Kuwait
  • Língua oficial: A língua oficial é o árabe.
  • Religião: muçulmana 75% (sunita 55%, xiita 20%), cristã 13%, hindu 9%, budista 3%
  • Moeda: Dinar kuwaitiano (KWD)
  • Fuso horário: UTC+3 horas.