Home / Ásia / Índia / Laquedivas: atóis de coral ao largo da costa do Estado indiano de Kerala
Kavaratti, Laquedivas, Índia. Autor Thejas. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Kavaratti, Laquedivas, Índia. Autor Thejas

Laquedivas: atóis de coral ao largo da costa do Estado indiano de Kerala

As ilhas de Laquedivas (Lakshadweep) são um grupo de ilhas e recifes de coral do oceano Índico, situadas entre 8° norte e 12° 13′ norte e entre 71° leste e 74° leste. No arquipélago há dezassete bancos separados, mas entre eles são apenas 12 atóis, três recifes de coral e cinco bancos submersos. As ilhas Laquedivas estão localizadas a poucas centenas de quilómetros da costa do sudoeste da Índia ao largo da costa do Estado indiano de Kerala.

As ilhas Laquedivas são ilhas de coral, geralmente verdadeiros atóis sobre uma cordilheira submarina. As ilhas são formadas por bancos de areia, onde criaram-se raízes de coqueiros e doutras plantas, que desenvolveram-se, devido às chuvas de monção e às altas temperaturas tropicais. Os habitantes das ilhas sobrevivem graças ao comércio e à agricultura de subsistência.

Apenas onze ilhas do arquipélago são habitadas: Kavaratti, Agatti, Amini, Kadmat, Kiltan, Chetlat, Bitran, Andrott, Kalpeni, Minicoy e Bangaram. A população total deste território da Índia é de 60.000 habitantes. Os habitantes do arquipélago são muçulmanos e falam um dialeto da língua malayalam, a língua falada no Estado indiano de Kerala. As ilhas são pequenos atóis e a área total é de 32 quilómetros quadrados. Elas formam o mais pequeno Território da República da Índia.

Laquedivas (Lakshadweep), Índia. Autor Lenish Namath. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Laquedivas (Lakshadweep), Índia. Autor Lenish Namath

As principais ilhas são as de Kavarrati, onde fica a localidade principal Kavarrati Agatti, Minicoy e Amini. O turismo é uma indústria emergente graças à beleza das águas e da vida marinha. O arquipélago é semelhante às Maldivas nas proximidades, mas muito menos explorado para o turismo. Agatti tem um aeroporto, onde chegam os voos diretos de Cochim.

Laquedivas clima: quando ir para as ilhas Laquedivas.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem