Home / Oceania / Austrália / Melbourne: A capital cultural da Austrália
Melbourne, Victoria, Austrália. Autor Alfred Glickman. Licensed under the Creative Commons Attribution
Melbourne, Victoria, Austrália. Autor Alfred Glickman

Melbourne: A capital cultural da Austrália

Melbourne, a capital do Estado de Vitória, é uma cidade de contrastes. É a cidade mais importante em termos de cultura e a mais importante após Sydney para o número de habitantes com 4.077.036 residentes. A cidade tem um estilo de vida sofisticado, uma vida noturna vibrante, lojas excelentes e uma grande variedade de desporto.

Fundada em 1835, a cidade viveu durante o período da corrida ao ouro um desenvolvimento notável. Entre 1901 e 1927 a cidade foi a capital de toda a Austrália. Melbourne é uma cidade fascinante, onde edifícios belos vitorianos alternam-se com arranha-céus modernos. Na margem sul do rio Yarra encontra-se o coração cultural da cidade. Aqui estão o State Theatre (Teatro do Estado), o Victorian Arts Centre e a National Gallery of Victoria (Galeria Nacional de Vitória), a maior e mais antiga galeria de arte da Austrália, onde está exposta uma vasta coleção de objetos sobre a cultura dos aborígines australianos. A cidade tem um edifício e um jardim, que são Património Mundial da Humanidade da UNESCO: O Royal Exhibition Building, projetado pelo arquiteto Joseph Reed no final do século XIX, e os Carlton Gardens (Royal Exhibition Building and Carlton Gardens).

Melbourne é o lar duma grande variedade de eventos culturais e de festivais de todos os tipos. São apresentados espectáculos de teatro, concertos de música clássica, música rock e jazz, cabaré e comédia. O Australian Ballet tem a sua sede em Melbourne. Na cidade são realizados eventos como o Melbourne International Arts Festival, dedicado à dança, ao teatro, à música, às artes visuais e à multimédia, o International Film Festival, o International Comedy Festival, que é o terceiro maior festival internacional de comédia do mundo e o maior evento cultural da Austrália, e finalmente o Fringe Festival, dedicado à arte alternativa.

Federation Square, Melbourne, Victoria, Austrália. Autor Donaldytong. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Federation Square, Melbourne, Victoria, Austrália. Autor Donaldytong

Melbourne é um renomado centro de compras, onde existe o maior e o mais moderno centro comercial da Austrália: O Melbourne Central Shopping Centre. Na cidade existe também o mercado histórico de Queen Victoria Market, o maior mercado ao ar livre no hemisfério sul. Hoje o mercado é um local turístico de excelência de Melbourne, oferecendo uma grande variedade de frutas e legumes, carnes, aves, frutos do mar, peixes, iguarias e especialidades locais. Melbourne há também um grande mercado não ligado à comida, que vende roupas, sapatos, jóias e artesanato.

Para os amantes de boa comida o Southgate Centre ao longo do Rio Yarra oferece um grande número de restaurantes e de bares de vinho. Muitos são os restaurantes, que vão desde fast food a restaurantes étnicos, incluindo muitos restaurantes italianos. Os Melburnians nascidos na Itália (73.800) representam mais de 2% da população da cidade. Pode soar estranho, mas o italiano é a língua mais falada depois do inglês em Melbourne. De acordo com o censo de 2006 mais de 120.000 pessoas o falam. 3,3% da população residente é de origem italiana.

Nos arredores da cidade a algumas horas de carro existem paisagens deslumbrantes como a do Great Ocean Road, de Dandenongs, a de Yarra Valley, famosa pelos seus vinhos, a da Península de Mornington, cheia de praias, e a de Phillip Island, onde pode ver os pinguins, que voltam para casa todos os dias à mesma hora, e a da maior colónia de focas da Austrália.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

St Paul's Cathedral, Melbourne, Victoria, Austrália. Autor Adam.J.W.C.. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

St Paul’s Cathedral, Melbourne, Victoria, Austrália. Autor Adam.J.W.C.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: