Home / Europa / Espanha / Galiza: a Espanha verde e chuvosa

Galiza: a Espanha verde e chuvosa

A Galiza, uma antiga província romana e reino histórico da Península Ibérica, situa-se na costa noroeste da Espanha ao norte de Portugal. Em ambos os lados é banhada pelas águas do Oceano Atlântico, enquanto a leste faz fronteira com as Astúrias e a Castela-Leão.

A região tem como capital a cidade de Santiago de Compostela e está dividida em quatro províncias: Corunha, Lugo, Ourense e Pontevedra. As línguas oficiais são o castelhano e o galego. A economia foi sempre baseada na pesca, enquanto a agricultura é bastante pobre.

O litoral, que estende-se por mais de 1.500 km, é a principal característica da Galiza. A costa é selvagem por natureza e muitas vezes muito acidentada, tem muitos fiordes chamados “rias” e é geralmente dividida entre “Rías Altas” e “Rias Baixas” de acordo com a sua posição comparado ao Cabo Finisterra. As “Rías Altas” estão localizadas ao norte do Cabo Finisterra, enquanto as “Rías Baixas”, que são maiores, estão localizadas ao sul do Cabo Finisterra.

Existem inúmeras ilhas, que encontram-se ao longo da costa da Galiza. As mais importantes são incluídas nos arquipélagos de Cies, Ons, Sálvora, Cortegada, Arosa, Sisargas e Malveiras. O interior do território galego é pouco povoado, devido à sua forma, cursos de rios – o Minho e o Sil são os mais importantes – e cadeias de montanhas alternam, que raramente ultrapassam dois mil metros. A montanha mais alta da região é a Penha Trevinca com 2.127 metros na Cordilheira Dorsal Galega na fronteira com a Castela-Leão.

O turismo é importante por causa da beleza da paisagem costeira e do centro de peregrinação de Santiago de Compostela: destino final do Caminho de Santiago. Outro centro de peregrinação é o pequeno santuário de Nosa Senhora da Barca em Muxia, localizado na área do Cabo Finisterra. A Galiza tem um parque nacional: o Parque Nacional das Ilhas Atlánticas da Galiza, que inclui as ilhas de Cies, Ons, Sálvora e Cortegada. A região tem também seis parques naturais. Outras atrações incluem as cidades históricas de Tui e Lugo.

Galiza tem 4 locais declarados Património da Humanidade pela UNESCO: as paredes romanas de Lugo, o farol romano da torre de Hércules na Corunha, a cidade antiga de Santiago de Compostela e o Caminho de Santiago, quer dizer a rota de peregrinação para Santiago de Compostela, consistindo de vários locais em diferentes regiões da Espanha.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

GALIZA

  • Área: 29.574 km²
  • População: 2.794.000 (censo de 2008)
  • Capital: Santiago de Compostela

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com