Home / Ásia / Iraque / O Iraque: a antiga Mesopotâmia
Zigurate, Ur, Iraque. Autor Hardnfast. Licensed under the Creative Commons Attribution
Zigurate, Ur, Iraque. Autor Hardnfast

O Iraque: a antiga Mesopotâmia

O Iraque (Al-Jumhoorīyah al-‘Irāqīyah) é uma república parlamentar no Médio Oriente com Bagdad/Bagdá como capital. O país é limitado a norte pela Turquia, a leste pelo Irão, ao sudeste pelo Kuwait, a sul-oeste pela Arábia Saudita, a oeste pela Jordânia e a Síria e finalmente por uma curta distância para o sudeste é banhado pelo Golfo Pérsico.

O Iraque está dividido administrativamente em 18 províncias: Bagdad, Salah ad-Din, Diyala, Wasit, Maysan, Al-Basrah, Dhi Qar, Al Muthanna, Al-Qadisiyyah, Babil, Al-Karbala, An-Najaf, Al Anbar, Ninawa, Dahuk, Arbil Kirkuk (ou At-Ta’mim), As-Sulaymaniyyah) e três dos quais (Dahuk, Arbil e As-Sulaymaniyyah) formam uma região autónoma curda (Curdistão iraquiano).

Bagdad é a capital e a maior cidade do país. Outras cidades importantes incluem Basra, Mosul, Kirkuk e Nasiriya. Uma boa parte do território iraquiano é composto por um vasto planalto desértico, fazendo parte dos desertos da Síria e Nafud, que estendem-se a oeste e ao sul do rio Eufrates. A área central e mais densamente povoada do território iraquiano corresponde à Mesopotâmia, a região fértil entre os rios Tigre e Eufrates.

Mapa do Iraque

Mapa do Iraque

Os dois rios têm o seu origem no planalto arménio da Turquia e cruzam todo o país a partir de noroeste para o sudeste para convergir no sul do país, formando o Shatt-al-Arab, que desemboca no Golfo Pérsico. O Eufrates com 2.780 km de comprimento com uma bacia de 765.000 km² é o mais longo dos dois rios, mas a sua vazão é menor que a do Tigre com 1.900 km de extensão e 375.000 km² de bacia. A secção do nordeste do Iraque ao longo das fronteiras com o Irão e a Turquia – o Curdistão – é caracterizado pela presença da cadeia de montanhas de Zagros com a montanha mais alta do país, o Cheekha Dar com 3.611 metros.

A economia iraquiana foi posta a seus joelhos por atos recentes de guerra. O país é rico em petróleo e gás natural e tem uma agricultura importante (cevada, trigo, arroz, datas, frutas, tabaco, algodão, gergelim). Entre as indústrias os setores mais desenvolvidos são o têxtil, a indústria química e petroquímica e o processamento de produtos agrícolas.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 438.317 km²: Área arável 13%, prados e pastagens 9%, florestas e arbustos 1%, terra inculta e improdutiva 77%
  • População: 27.500.000 (dados de 2007) – árabes 74%, curdos 20%, assírios, turcos
  • Capital: Bagdad/Bagdá
  • Língua oficial: As línguas oficiais são o árabe e o curdo.
  • Religião: muçulmana 97% (xiita 65%, sunita 32%), cristã 3%.
  • Moeda: Dinar iraquiano (IQD)
  • Fuso horário: UTC+3 horas (verão UTC+4 horas).

banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem