Home / Europa / Albânia / Albânia: uma nação com uma área áspera e montanhosa
Bandeira da Albânia
Bandeira da Albânia

Albânia: uma nação com uma área áspera e montanhosa

A Albânia (Republika e Shqipèrisè) é uma república parlamentar dos Balcãs do Sudoeste. Tirana é a capital. As grandes cidades, para além da capital, são Shkodër/Scutari, Durres/Durazzo, Vlora, Elbasan e Gjirokaster. A Albânia tem fronteiras ao norte com o Montenegro, no nordeste com a República da Macedónia, no sudeste com a Grécia. O país enfrenta para o oeste o Mar Adriático e o Estreito de Otranto.

O território da Albânia é principalmente montanhoso excluindo uma pequena baixa área situada ao longo da costa. As montanhas que formam o país são os chamados Alpes albaneses, que são parte dos Alpes Dináricos. O pico mais alto da Albânia é o Monte Korab com 2.764 m. Entre as montanhas abrem-se vales profundos, onde os rios correm, que desembocam no Mar Adriático.

Os rios mais importantes são o Drin, a Seman, e a Vijose. Típico da Albânia são os lagos de Shkodra/Scutari, Ohrid e Prespa. Entre estes o maior é o Lago Scutari (Liqeni i Shkodrës com cerca de 400 km², que é o maior lago da Península Balcânica, que se encontrar no norte do país ao longo da fronteira com o Montenegro. No leste da Albânia estão localizados o lago de Ohrid (Liqeni Ohrit com 358 km²) na fronteira com a Macedónia, o Grande Lago de Prespa (Prespa e Madhi com 314 km²) na fronteira com a Macedónia e a Grécia e o Pequeno Lago de Prespa (Prespa e Vogel com 47 km²) na fronteira com a Grécia.

O país é pobre em recursos. Na base da economia albanesa são a pecuária (ovinos e caprinos), a agricultura (milho, trigo, azeite) e a exploração de recursos minerais (petróleo, cromo, cobre, níquel, linhite). A pesca é relativamente bem desenvolvida ao longo das costas e dos lagos. O sector segundário é representado pela indústria têxtil, pelo enriquecimento do minério de cobre e pela produção de cigarros.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Superfície: 28.748 km²
  • População: 2.850.000: albaneses 95%, gregos 3%.
  • Capital: Tirana
  • Língua oficial: o albanês.
  • Religião: Muçulmanos 70%, Ortodoxos 20%, Católicos 10%.
  • Moeda: Lek (ALL)
  • Fuso horário: UTC+1, Verão UTC+2.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com