Home / Oceania / Fiji / A ilha de Nacula: Colinas baixas e praias belas
Blue Lagoon Beach, Nacula, Ilhas Yasawa, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini
Blue Lagoon Beach, Nacula, Ilhas Yasawa, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini

A ilha de Nacula: Colinas baixas e praias belas

A ilha de Nacula é a terceira maior ilha do arquipélago de Yasawa. Como todas as ilhas Yasawa a ilha de Nacula é uma ilha de natureza vulcânica. A ilha não tem estradas. Para as conexões entre as aldeias da ilha os habitantes usam uma rede de caminhos, que desdobram-se dentro da ilha ou pequenos barcos, que navegam entre as várias aldeias. Na ilha há quatro aldeias, todas localizadas ao longo da costa: A maior é a de Nacula, que está localizada ao longo da praia no meio da costa oeste da ilha. Um pouco mais ao norte em frente duma entrada à uma bela praia fica a aldeia de Malakati. A aldeia de Naisisili está localizada no extremo sul da ilha, enquanto ao longo da costa do nordeste em frente das ilhas de Sawa-i-Lau e Yasawa encontra-se a aldeia de Navotua.

O interior da ilha é desabitado e formado por montanhas caracterizadas como a maioria das ilhas Yasawa por amplas extensões gramineas. Nalguns pontos a ilha sobe acima de 200 metros de altura: A colina ao sul da aldeia de Nacula ultrapassa os 220 metros. A colina mais alta da ilha está localizada ao norte da aldeia de Malakati e tem uma altura superior a 240 metros. Se quiser ter uma boa vista da parte sul da ilha uma trilha fácil começa no Blue Lagoon Beach Resort e atinge uma colina ao norte da estância de férias. A partir daqui a vista compreende a parte sul da ilha, a Blue Lagoon e as ilhas próximas de Tavewa, Nanuya Lailai e Matacawa Levu.

Visão geral da Blue Lagoon Beach, Nacula, Ilhas Yasawa, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini

Visão geral da Blue Lagoon Beach, Nacula, Ilhas Yasawa, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini

Desde a abertura das ilhas Yasawa ao turismo nas últimas décadas o turismo tornou-se o recurso maior e mais importante para os habitantes da ilha. É um turismo não invasivo e bem regulamentado, que busca combinar a exploração turística com a eco-sustentabilidade. Nacula está cheia de praias belas de areia branca, alternando com belos e bem preservados recifes de corais. A terra pertence aos fijianos e as instalações turísticas são pagas pelos proprietários. Os aldeões são empregados e trabalham na sua maioria nas instalações de alojamento da ilha. Algumas instalações são geridas diretamente pelos aldeões. Outras fontes de renda e meios de subsistência para os habitantes da ilha são a pesca, a agricultura e o artesanato. A religião é um aspecto muito importante para a vida dos habitantes de Nacula. A maioria da população é cristã metodista, mas há também católicos e evangélicos pentecostais.

A praia mais bonita da ilha e entre as mais belas das ilhas Yasawa e de todo o Fiji encontra-se ao longo da costa sudoeste. Aqui há duas estruturas: O Oarsmans Bay Lodge e o Blue Lagoon Beach Resort. No extremo sul da ilha perto da aldeia de Naisisili existem o Safe Landing Resort e o Nabua Lodge. Se quiser tentar uma experiência de vida autêntica numa aldeia de Fiji, pode vivenciar o Malakati Homestay na aldeia de Malakati em frente doutra praia idílica: Navotua Homestay na aldeia de Navotua, o Naveilomani Homestay na aldeia de Nacula e o Naisisili Homestay na aldeia de Naisisili.

O interior da ilha de Nacula, Ilhas Yasawa, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini

O interior da ilha de Nacula, Ilhas Yasawa, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini

O catamarã rápido Yasawa Flyer conecta todos os dias a ilha de Nacula com Port Denarau na ilha de Viti Levu. Esta ilha é a paragem mais ao norte, servida pelo Yasawa Flyer. O tempo necessário para viajar o trecho do mar entre Port Denarau e a ilha de Nacula com o Yasawa Flyer é de 4 horas e 30 minutos. O Yasawa Flyer faz duas paragens na ilha de Nacula: No extremo sul da ilha em frente da Nabua Lodge e em frente da praia do Blue Lagoon Beach Resort. Para aqueles que não têm tempo, mas dinheiro, uma outra conexão a considerar é o voo com um hidroavião, que liga Viti Levu com as ilhas Yasawa nalgumas dezenas de minutos.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com