Home / Europa / Eslováquia / A Eslováquia atrações turísticas: que ver na Eslováquia

A Eslováquia atrações turísticas: que ver na Eslováquia

A Eslováquia é um país pequeno, mas tem dentro de si referências interessantes naturais e artísticas. As cidades dos países são de clara influência do Império dos Habsburgos com castelos, montanhas, lagos, cavernas e formações cársticas, antigas aldeias medievais com uma arquitectura bonita em madeira.

Entre as cidades a capital da Eslováquia, Bratislava/Pressburg, localizada ao longo do Rio Danúbio, é dominada por uma fortaleza medieval. Tem interessantes edifícios da Renascença y barrocos e é o ponto de partida de qualquer itinerário na Eslováquia.

Entre as cidades históricas para visitar são Bardejov com um centro medieval intacto, Banská Bystrica, uma cidade com uma bela praça, sendo um centro turístico das Baixas Tatras. Nitra, dominada por um castelo e com belas igrejas, e Kosice, localizada na parte leste do país, tem um centro histórico muito bem conservado. Outras cidades bonitas são Banská Štiavnica, Levoča e Trnava.

Após Bratislava as Altas Tatras são o destino mais visitado por turistas na Eslováquia. Estas montanhas ingremes, cheias de bosques e lagos, são agora protegidas como Parque Nacional. É um paraíso para os caminhantes e aqueles, que praticam o desporto de inverno. A estância de esqui de Vysoké Tatry é o principal centro de desporto de inverno do país.

O castelo de Spiš (Spišský Hrad) é um dos maiores complexos de castelos medievais na Europa Central e faz parte do Património Mundial da UNESCO. O castelo de conto de fadas de Bojnice numa das cidades mais antigas cidades termais da Eslováquia é um outro lugar mágico, assim como o castelo de Oravský Podzámok, localizado perto da fronteira com a Polônia. É considerado como o mais belo castelo do país. Na Eslováquia há valiosas arquiteturas de madeira como as encontradas na aldeia de Vlkolinec e nas igrejas de madeira dos Montes Cárpatos, que a UNESCO incluiu entre os sítios do Patrimônio Mundial.

O turismo termal é um outro ponto de interesse importante do turismo do país. Na parte centro-norte do país perto da cidade bonita de Žilina ficam as termas de Rajecké Teplice e de Turčianske Teplice. Não longe da fronteira com a República Checa fica a cidade termal de Trenčianske Teplice. Perto da bela cidade histórica de Banská Bystrica encontram-se as cidades termais de Sliač e de Sklené Teplice. A estância termal mais importante da Eslováquia está localizada a nordeste da capital Bratislava. É a cidade de Piešťany. Outras estâncias notáveis são Bojnice, Dudince e Bardejovské Kúpele perto de Bardejov.

A área do Carso Eslovaco (Slovenský kras) constitui a maior área cárstica da Europa Central. Faz parte dos locais do Património Mundial da UNESCO e é composta por mais de mil cavernas. As grutas são acessíveis perto de Domica, Jasovská, Gombasecká e Krásnohorská.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com