Home / Europa / Países Baixos (Holanda) / Holanda (Países Baixos): barragens, canais e cidades históricas
Campos de tulipas, Países Baixos (Holanda). Autor GerardM. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Campos de tulipas, Países Baixos (Holanda). Autor GerardM

Holanda (Países Baixos): barragens, canais e cidades históricas

Os Países Baixos – a Holanda – (Koninkrijk der Nederlanden) são uma monarquia constitucional, incluindo as ilhas das Antilhas Neerlandesas e Aruba no Caribe. O país é limitado a leste pela Alemanha, a sul pela Bélgica, está banhado para o norte e oeste do mar do Norte. As principais cidades são: Amesterdão, Haia, Roterdão, Utrecht, Hilversum, Haarlem e Groningen.

Características especiais do território neerlandês é que ele está situado a cerca de dois quintos abaixo do nível do mar e é protegido por diques e dunas, uma longa série de terras baixas aluviais está a um nível próximo daquele do mar e deve ser defendido por barragens.

Para defender a Holanda a partir do mar foram construídos diques, barragens e canais que tornaram possível a rasgar ao mar vastas extensões de terra chamadas pólderes. O Vaalserberg é o ponto mais alto dos Países Baixos (322,7 metros). Os mais importantes rios do país são o Reno e o Mosa.

Mapa dos Países Baixos (Holanda)

Mapa dos Países Baixos (Holanda)

A Holanda, historicamente conhecida como as Províncias Unidas, foi um dos impérios comerciais e coloniais mais importantes da história. Nos séculos XVII e XVIII a Holanda controlou pela Companhia das Índias Orientais (VOC) as mais importantes rotas marítimas para os mercados asiáticos, onde eram cultivadas as preciosas especiarias.

O país ainda mantém um papel importante no comércio internacional graças à sua localização estratégica no coração da Europa. Seus portos estão entre os mais importantes do mundo. A sua indústria está bem avançada e o país é o lar de grandes empresas multinacionais.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 41.528 km²
  • População: 16.258.000
  • Capital: Amesterdão. Haia é a sede do governo.
  • Língua oficial: O Neerlandês. O Inglês é falado por uma grande maioria da população e muita gente conhece o Alemão também.
  • Religião: Protestantes e Católicos. Minoria islâmica.
  • Moeda: Euro (EUR)
  • Fuso horário: UTC+1, Verão (UTC+2)
banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: