Home / Ásia / China / Fotos de Yunnan: Uma província da China caracterizada por uma grande variedade de paisagens e grupos étnicos
Campos de arroz, Yuanyang, Yunnan, China. Autor e Copyright Marco Ramerini
Campos de arroz, Yuanyang, Yunnan, China. Autor e Copyright Marco Ramerini

Fotos de Yunnan: Uma província da China caracterizada por uma grande variedade de paisagens e grupos étnicos

Algumas das fotografias da minha viagem para Yunnan: Visitei uma província da China caracterizada por uma grande variedade de paisagens. A variedade de grupos étnicos, que vivem em Yunnan, é ainda maior. Era uma excelente viagem com visitas a lugares interessantes e alguns fora dos circuitos turísticos clássicos.

Em termos de paisagem considerei os campos de arroz ao sul de Yuanyang muito bonitos com terraços espetaculares, que merecem ser visitados também noutras épocas do ano para ver a mudança das cores do arroz. A floresta de pedras Shilin é um outro belo destino. Aqui preferi o passeio fora da área mais turística. Muito bonitas são as cores de outono das árvores ao fundo dos pináculos da Floresta de Pedra. As montanhas ao norte de Lijiang são bonitas também. Quando fomos para visitar o Monte da Neve do Dragão de Jade (Yulongxue Shan) tivemos infelizmente o único dia nublado da viagem. Foi pena que não fosse possível de visitar a vizinha Garganta do Salto do Tigre, que não estava incluída no itinerário.

Jardim da Casa da Família Zhu, Jianshui, Yunnan, China. Autor e Copyright Marco Ramerini.

Jardim da Casa da Família Zhu, Jianshui, Yunnan, China. Autor e Copyright Marco Ramerini.

Lijiang com o seu centro histórico pedestre é muito bonito, mesmo que seja muito turístico. Nas proximidades Shuhe e Baisha são também muito turísticos, mas eles oferecem vislumbres interessantes. A cidade de Dali é um outro destino a visitar com os Três Pagodes e as suas muralhas com portões históricos. Jianshui é uma cidade histórica com residências senhoriais e um belo templo de Confúcio. Nos arredores de Jianshui há algumas atrações agradáveis como a aldeia de Tuanshan, um exemplo de arquitetura histórica rural, a esplêndida Ponte dos Dragões Gêmeos (Shuanglong Bridge) e as Cavernas Yanzi (Cavernas das Andorinhas). Estas cavernas são bonitas, mas infelizmente iluminadas duma maneira indigna com cores surreais.

Monte Shibao (Shibaoshan), Yunnan, China. Autor e Copyright Marco Ramerini.

Monte Shibao (Shibaoshan), Yunnan, China. Autor e Copyright Marco Ramerini.

Kunming, a capital da província, é uma cidade de 7 milhões de habitantes. A cidade é sobretudo moderna, mas dentro há alguns cantos da China antiga. Muito boa é a excursão ao Portão do Dragão nas Montanhas Ocidentais (Xi Shan), de onde tem uma bela vista ao Lago Dianchi e à cidade de Kunming.

Shaxi, Yunnan, China. Autor e Copyright Marco Ramerini

Shaxi, Yunnan, China. Autor e Copyright Marco Ramerini

As pequenas aldeias provaram ser as mais autênticas e as mais bonitas. Shigu na curva do Yangtze (Rio Azul), Shaxi com a sua bela praça do mercado, Zhoucheng com o seu mercado colorido da tarde e Xizhou com as belas casas históricas da etnia Bai. A visita ao Monte Shibao (Shibaoshan) com os seus templos nas cavernas é também interessante. Foi uma pena, que fosse proibido fotografar a parte mais bonita dos templos esculpidos na rocha.

Fotografias de Yunnan: Rostos e costumes da população.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.