Home / Europa / Letônia / Letônia atrações turísticas: que ver na Letônia

Letônia atrações turísticas: que ver na Letônia

O destino turístico mais importante da Letónia é a capital do país, Riga, situada perto do Mar Báltico ao largo do vasto Golfo de Riga numa localizaão central. A cidade conserva ainda o seu centro histórico, que é um património mundial da humanidade da UNESCO com grandes traços de sua história como um importante centro comercial da Liga Hanseática e com vários edifícios de períodos posteriores, incluindo muitos edifícios no estilo Art Nouveau/Jugendstil.

O resto do país tem contudo diferentes aspectos históricos, naturais e religiosos, que podem ser muito interessantes para um visitante da Letónia fora da capital. Na Letônia existem antigas cidades históricas como Cēsis/Wenden, situada ao nordeste de Riga no centro do Parque Nacional Gauja com um belo castelo e um centro medieval.

Talsi/Talsen, localizada não longe da costa a oeste de Riga é uma outra cidade histórica, que tem a distinção de ser situada entre dois lagos. A sudoeste de Riga fica a cidade mais pitoresca do país, Kuldīga, que durante o período de domínio alemão foi chamada Goldingen. Foi uma importante cidade da Liga Hanseática e por um certo período a capital do Ducado da Curlândia. O seu centro histórico tem casas de madeira dos séculos XVII e XVIII.

Para o sul de Riga na região de Zemgália fica Jelgava/Mitau, uma importante cidade histórica, a antiga capital da Curlândia, que abriga prédios importantes como o Jelgavas pils, um palácio barroco, que foi a residência dos Duques da Curlândia, que é uma obra do arquiteto de origem florentina Bartolomeo Rastrelli. Para o sudeste de Jelgava, perto da cidade de Bauska/Bauske, onde há um belo castelo medieval dos Cavaleiros Teutônicos, existe um outro palácio dos Duques de Curlândia, o Rundāles pils/Schloss Ruhenthal, também por Bartolomeo Rastrelli. Foi a residência de verão dos Duques. A uma distância de poucos quilómetros de Bauska fica o Mežotne pils, uma casa neoclássica pelo arquiteto italiano Giacomo Quarenghi.

Ao longo da costa do Mar Báltico os centros turísticos mais famosos do país são Jūrmala/Rigastrand, Liepaja/Libau e Ventspils/Windau, todas estâncias populares balneares durante o verão. Águas termais estão localizadas na cidade de Ķemeri perto Jūrmala.

A natureza da Letónia é um motivo mais para visitar o país. A paisagem é geralmente plana ou levemente ondulada e é constituída de áreas florestais extensas, de lagos e rios. As áreas naturais mais bonitas da Letónia são preservadas graças a quatro Parques Nacionais (Gauja, Ķemeri, Rāzna e Slītere) e algumas reservas naturais. Entre os Parques Nacionais da Letónia o maior e mais antigo é o Parque Nacional Gauja, localizado ao nordeste de Riga, formado por vastas florestas, rios e lagos. Perto do Parque encontram-se os castelos de Sigulda/Segewold e Turaida/Treyden.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com