Home / Organizar uma viagem / Quando e para onde ir / Para onde ir em janeiro: Quais são os países do mundo com o melhor clima em janeiro?

Para onde ir em janeiro: Quais são os países do mundo com o melhor clima em janeiro?

Janeiro é o mês mais frio do hemisfério norte do planeta juntamente com fevereiro. Para aqueles, que adoram esquiar, os Alpes são um dos destinos mais populares nesta época do ano. Mas mesmo as montanhas de Colorado nos Estados Unidos ou as estâncias de esqui do Japão e da Coréia do Sul são um destino popular para os entusiastas do desporto de inverno.

O mês de janeiro é verdadeiramente o verão nos países temperados do hemisfério austral. Isso significa, que janeiro é um ótimo mês para visitar países como a Nova Zelândia, o centro-sul da Austrália e a ilha-Estado de Tasmânia/Austrália.

Na América do Sul janeiro é um bom momento para visitar a Colômbia, o Venezuela, o Chile e a Argentina (Patagônia e Terra do Fogo). Este mês é também o mais adequado para cruzeiros na Antárctica. Eles podem ser realizados somente no curto verão, que na Antárctica é reduzido ao período, que decorre de dezembro a fevereiro.

As ilhas do Caribe e o México são um dos melhores destinos para visitar em janeiro. Na Baixa Califórnia/México o período da observação de baleias começa em meados de janeiro e dura até abril. Mesmo os Estados da América Central como Guatemala, Belize, Costa Rica, Nicarágua, Honduras e Panamá encontram-se na sua estação seca.

Na Ásia os países da península da Indochina (o Vietname, o Camboja e o Laos), mas também o norte da Tailândia e da Birmânia, apresentam neste mês do ano um clima seco e fresco. Mesmo durante o mês de janeiro as Índias têm um clima seco e relativamente mais fresco. A costa sudoeste da ilha do Ceilão/Sri Lanka tem o seu período mais seco neste mês e em fevereiro. O mês de janeiro representa o início da estação seca nos atóis das ilhas das Maldivas. Nas Filipinas estamos no início da estação seca, começando em janeiro o melhor período para uma viagem a este arquipélago maravilhoso.

Na Ásia a área do Golfo Pérsico está no auge do inverno, mas é o melhor momento para fazer uma visita graças a temperaturas amenas e sol abundante: O Omã, os Emiratos Árabes Unidos, o Catar e outros países da Península Arabica são um bom destino nesta época do ano. Por que não gozar um curto feriado na espectacular cidade de Dubai?

Na África janeiro é um bom momento para visitar os países do Golfo da Guiné. A Etiópia é também um bom destino para visitar neste mês. A área da Cidade do Cabo tem um excelente clima nesta época do ano. O arquipélago das Ilhas Canárias – as ilhas da eterna primavera – têm um excelente clima durante o mês de janeiro.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.