Home / Oceania / Nauru / Nauru: a ilha de fosfato

Nauru: a ilha de fosfato

Nauru (Republic of Nauru/Ripubrikit Naoero/República de Nauru) é um atol no Oceano Pacífico, localizado na Micronésia no Oceano Pacífico central quase no equador a oeste das ilhas Gilbert (Kiribati) e a nordeste das ilhas Salomão. É uma república independente dentro da Comunidade Britânica.

A ilha de Nauru é um atol de origem de coral, cuja lagoa interna foi reduzida a um pequeno lago, a Lagoa Buada. O centro do atol abrigou um grande depósito de fosfato, o que representou a grande riqueza de Nauru. A economia da ilha dependeu quase exclusivamente da extração de fosfato, mas as reservas de fosfato estão agora esgotadas.

A ilha de Nauru é quase totalmente plana e o ponto mais alto da ilha tem uma altitude de 61 metros acima do nível do mar. Ao longo da costa há poucos terrenos agrícolas, onde são cultivados coqueiros, mangueiras e bananeiras. Entre as principais atividades económicas há os sectores da pesca e os serviços financeiros.

De acordo com os achados arqueológicos a ilha de Nauru era habitada por populações de origem da Micronésia e da Polinésia pelo menos 3.000 anos. O primeiro europeu a descobrir a ilha foi o capitão britânico John Fearn em 1798.

Nauru foi anexado pela Alemanha em 1888 e incorporado no protetorado alemão das ilhas Marshall. Nauru foi posse alemã até a eclosão da Primeira Guerra Mundial. Após a derrota da Alemanha a ilha foi administrada pelos britânicos através a Austrália e teoricamente a Nova Zelândia.

Durante a Segunda Guerra Mundial entre 1942 e 1945 a ilha foi ocupada pelos japoneses. Em 1968 Nauru tornou-se um Estado independente dentro da Comunidade Britânica, formando o menor Estado insular independente do mundo.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 21 km²
  • População: 13.500 (situação em 2007) – nauruanos 58%, habitantes doutras ilhas do Pacífico 26%, chineses 8%, europeus 8%
  • Sede do governo em Yaren
  • Línguas oficiais: As línguas oficiais são o inglês e o nauruano.
  • Religião: Cristandade 90% – protestantes 60% e católicos 30%; além disso Baha’i 10%
  • Moeda: Dólar australiano (AUD)
  • Fuso horário: UTC+12

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com