Home / América do Sul / Brasil / Fortaleza: praias, forró e vida noturna
Praça do Ferreira, Fortaleza, Ceará, Brasil. Author Otávio Nogueira. Licensed under the Creative Commons Attribution
Praça do Ferreira, Fortaleza, Ceará, Brasil. Author Otávio Nogueira

Fortaleza: praias, forró e vida noturna

Fortaleza é uma cidade moderna, é a capital do Estado do Ceará e agora um importante centro industrial e mercado de produtos agrícolas. A cidade é também famosa por ser uma estância balnear com as suas longas praias.

A cidade está situada ao longo da costa norte do Brasil e junto com Salvador e Recife é uma das cidades mais importantes do Nordeste do Brasil. Fortaleza é a quinta maior cidade do Brasil com uma população de mais de 2,4 milhões.

Fortaleza tem agora um aspecto moderno, mas a velha cidade conserva alguns belos edifícios como a catedral, o palácio do bispo e o palácio do Governador (Palácio da Luz).

Os Portugueses começaram a colonizar a área em 1603 e na área circundante da cidade eles fundaram o forte de São Tiago e o pequeno povoado de Nova Lisboa.

Fortaleza, Ceará, Brasil. Author Atrium e David Andrade. No Copyright

Fortaleza, Ceará, Brasil. Author Atrium e David Andrade

Em 1649 os neerlandeses, que entretanto se tornaram mestres do Nordeste do Brasil, construíram uma fortaleza, que foi batizada Fort Schoonenburg. A cidade permaneceu na sua posse até a capitulação do Recife em 1654. Em seguida passou a fazer parte das possessões portuguesas.

No final do século XVIII Fortaleza foi escolhida como a capital da nova província do Ceará, que nasceu de um desmembramento da província de Pernambuco. A cidade desenvolveu-se muito graças à produção de algodão. Hoje Fortaleza é um importante centro comercial e turístico.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem