Home / América do Sul / Brasil / Paraná: cataratas e planaltos
Cataratas do Iguaçu, Brasil-Argentina. Author and Copyright Marco Ramerini.
Cataratas do Iguaçu, Brasil-Argentina. Author Marco Ramerini.

Paraná: cataratas e planaltos

O Paraná é um dos três Estados, que formam a Região Sul do Brasil. É a menor das cinco regiões estatísticas do país. Muito curto é o litoral ao longo do Oceano Atlântico centrado na Baía de Paranaguá. O Estado faz fronteira a oeste com a Argentina e o Paraguai, enquanto ao sul é o Estado brasileiro de Santa Catarina, no norte o de São Paulo e pelo norte-oeste o de Mato Grosso do Sul.

O território do Paraná é em grande parte composto de terras altas. Mais da metade da superfície do Estado é encontrada em altitudes acima de 600 metros. Somente ao longo da costa atlântica é uma área plana, enquanto o resto do Estado é composto das terras altas de Curitiba (Planalto de Curitiba), de Ponta Grossa (Planalto de Ponta Grossa) e de Guarapuava (Planalto de Guarapuava).

Os planaltos são sulcados por numerosos rios. O mais importante é o rio Paraná. Os rios da região muitas vezes ultrapassam diferenças de altura com cachoeiras espetaculares, como a do Iguaçu, a atração turística mais importante da região. Perto da costa há a cordilheira da Serra do Mar, onde está a montanha mais alta do Paraná: o Pico Paraná com 1.877 metros.

O Paraná é um Estado muito rico. Do ponto de vista económico a agricultura, a pecuária e as pescas são importantes. O setor de mineração é muito rico, assim como o setor industrial. A maioria das indústrias está relacionada à transformação de produtos agrícolas e de madeira. A capital do Estado, Curitiba, é o maior centro industrial. Outras cidades importantes são Ponta Grossa, Londrina e Cascavel.

– As atrações turísticas: o que visitar no Estado do Paraná

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 199.314 km²
  • População: 10.439.601 (situação em 2010): brancos 77,24%, pardos 18,25%, pretos 2,84%, amarelos 0,92%, indígenas 0,33%
  • Capital: Curitiba
  • Fuso horário: UTC-3, no verão UTC-2

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM CURITIBA

Booking.com