Home / América do Sul / Brasil / Piauí: pinturas rupestres, pedras espetaculares e rios

Piauí: pinturas rupestres, pedras espetaculares e rios

O Piauí é um Estado no Nordeste do Brasil, que tem, entre os Estados brasileiros a distinção de ter, entre os que enfrentam o mar, o menor litoral. Estende-se ao longo do Oceano Atlântico para pouco mais de 60 km a leste do delta do rio Parnaíba.

O rio Parnaíba marca a fronteira ocidental com o Estado do Maranhão, enquanto a Serra Grande separa-o do Ceará. Ao sul-leste Piauí faz fronteira com o Estado de Pernambuco, a sul com o Estado da Bahia e para sul-oeste por um pequeno trecho com o de Tocantins.

O território do Piauí é formado por cerca de 50% de áreas planas localizadas debaixo de 300 metros de altura. Estas áreas são encontradas principalmente na parte norte do Estado e o resto do território, localizado no sul, consiste de planaltos e de cadeias de montanhas baixas.

Ao longo das fronteiras leste e sul são algumas montanhas baixas frequentemente de forma tabular como a Chapada das Mangabeiras, a Serra da Tabatinga, a Serra do Piauí, a Serra Dois Irmãos e a Serra Grande. No Piauí do centro-sul encontram-se as montanhas da Serra Uruçui, da Serra da Capivara, da Serra da Gameleira e da Serra Bom Jesus da Gurguéia. No extremo sul do Estado na Chapada com 880 metros acima do nível do mar fica o ponto mais alto do Piauí.

O Piauí é um dos Estados mais pobres do Brasil. A economia é predominantemente agrícola com arroz, soja, algodão e cana-de-açúcar e a indústria está relacionada com a transformação de produtos agrícolas. A pecuária e os recursos minerais como níquel, ferro, diamantes e opalas são importantes. O turismo, particularmente o eco-turismo, tem um grande potencial. Uma das áreas mais interessantes do ponto de vista turístico é o Parque Nacional da Serra da Capivara. Aqui existem formações rochosas espetaculares e são visíveis pinturas rupestres pré-históricas.

O clima de Piauí.

As atrações turísticas: o que visitar no Estado do Piauí

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 251.529 km²
  • População: 3.119.015 (situação em 2010):  pardos 71,80%, brancos 23,36%, pretos 4,60%, indígenas 0,47%, amarelos 0,17%
  • Capital: Teresina
  • Fuso horário: UTC-3

ALOJAMENTOS E HOTÉIS NO PIAUÍ

Booking.com