Home / América do Sul / Brasil / Fernando de Noronha: paraíso natural e vida selvagem
Morro Dois Irmãos, Fernando de Noronha, Brasil. Author and Copyright Marco Ramerini
Morro Dois Irmãos, Fernando de Noronha, Brasil. Author Marco Ramerini

Fernando de Noronha: paraíso natural e vida selvagem

Fernando de Noronha (3°51’S, 32°25’O) é um arquipélago vulcânico localizado a 360 km ao largo da costa leste do Brasil. O arquipélago é constituído por uma ilha principal e várias pequenas ilhas, ilhotas e rochas (Rata, do Meio, Sela Gineta, Rasa, São José, Cabeluda). O arquipélago de Fernando de Noronha abrange uma área total de 18,4 km².

O ponto mais alto de Fernando de Noronha é o Morro do Pico com 323 m. É o cume de um grande sistema de montanha submarina de origem vulcânica, que se ergue do chão do oceano de 4.000 metros de profundidade. A origem do vulcão Fernando de Noronha tem sido estimada entre 1,8 e 12,3 milhões de anos.

A ilha foi descoberta pelo explorador florentino Américo Vespúcio (Amerigo Vespucci) em 10 de Agosto de 1503. Vespúcio desembarcou em Fernando de Noronha e escreveu as primeiras descrições de sua fauna: não encontrou seres humanos que vivem na ilha, mas observou que as aves terrestres e aves marinhas existiram em grande abundância.

Os únicos outros animais que anotou eram lagartos (Mabuya maculata), “serpentes” (provavelmente o anfisbena) e “ratos muito grandes” (o extinto “Noronhomys Vespuccii”).

O arquipélago tem uma população estável de 3.100 habitantes (situação em 2009). O turismo começou na década de 1970. As atrações principais da ilha são as praias, os fortes portugueses e a fauna. Atualmente existem vôos diários a partir de Natal e Recife. O número total de turistas na ilha está sujeito a limites e os visitantes devem pagar uma taxa diária de ambiente, o que aumenta o número aceite no arquipélago.

Em 2001 a UNESCO inscreveu Fernando de Noronha na lista do Património Mundial como patrimônio natural.  O arquipélago é também um Parque Nacional Marinho, que abrange a maior parte da ilha principal, excluindo a parte central do litoral norte.  O Parque Nacional inclui também a maioria das pequenas ilhas e ilhotas do arquipélago.

Clima de Fernando de Noronha

As praias de Fernando de Noronha

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 18,4 km²
  • População:  3.100 habitantes (situação em 2009)
  • Localidade principal: Vila dos Remédios
  • Fuso horário: UTC-3

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM FERNANDO DE NORONHA

Booking.com
Fernando de Noronha (3°51'S, 32°25'O) é um arquipélago vulcânico localizado a 360 km ao largo da costa leste do Brasil. O arquipélago é constituído por uma ilha principal e várias pequenas ilhas, ilhotas e rochas (Rata, do Meio, Sela Gineta, Rasa, São José, Cabeluda). O arquipélago de Fernando de Noronha abrange uma área total de 18,4 km². O ponto mais alto de Fernando de Noronha é o Morro do Pico com 323 m. É o cume de um grande sistema de montanha submarina de origem vulcânica, que se ergue do chão do oceano de 4.000 metros de profundidade. A origem…

Review Overview

Praias / mar
Natureza
Paisagens
Tranqüilidade
Excursões

Um lugar do paraíso!

Summary : As mais belas praias do Brasil. Lugar para os amantes da natureza, dos animais, das praias e do sol.

User Rating: Be the first one !