Home / América do Sul / Brasil / Olinda: bela cidade colonial protegida pela UNESCO
Catedrale da Sé, Olinda, Pernambuco, Brasil. Author and Copyright Marco Ramerini
Catedrale da Sé, Olinda, Pernambuco, Brasil. Author Marco Ramerini

Olinda: bela cidade colonial protegida pela UNESCO

A cidade de Olinda, que está localizada a poucos quilômetros ao norte de Recife, foi fundada pelos portugueses em 1535. Foi um dos primeiros povoados fundados pelos europeus no Brasil. No início do século XVII a cidade tornou-se a capital de Pernambuco, mas após a ocupação neerlandesa do Nordeste do Brasil Olinda foi incendiada pelos neerlandeses devida a sua posição que não permitia uma defesa adequada. Em seu lugar a cidade de Recife foi escolhida como centro principal da colónia da Nova Holanda. Com o retorno ao poder dos portugueses Olinda floresceu, tornando-se mais uma vez a capital de Pernambuco.

Olinda é um lugar para passear pelas ruas, igrejas e museus para visitar e para as observação dos cenários, que a cidade tem, que misturam o azul do mar, a vegetação e os edifícios históricos. Olinda tem igrejas ricas em ornamentos e capelas individuais, muitos das quais foram construídas no século XVI e XVII e mostram imagens de valiosa arquitetura barroca, incluindo o Mosteiro de São Bento, que foi construído em 1582, que tem um altar com folha de ouro e é conhecido como o mais rico da cidade.

Olinda, Brasil. Author and Copyright Marco Ramerini

Olinda, Brasil. Author Marco Ramerini

O Convento de São Francisco, construído em 1577, foi o primeiro mosteiro franciscano do Brasil. O complexo é formado pela Igreja de Nossa Senhora das Neves, pela Capela de São Roque e o claustro de azulejos. A Igreja de Nossa Senhora do Carmo foi provavelmente a primeira igreja da Ordem Carmelita do Brasil. Foi construída nos anos de 1580-1620 e reconstruída no século XVIII.  A Catedral (Sé), originalmente construída em 1537 foi mais tarde reconstruída. A Catedral fica num lugar com uma vista privilegiada de toda a cidade velha.

O equilíbrio harmonioso entre os edifícios, jardins, igrejas, conventos e capelas barrocas contribuem todos para o charme de Olinda. A antiga cidade de Olinda figura a partir de 1982 na lista do Património Mundial da UNESCO.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM OLINDA

Booking.com