Home / América do Sul / Chile / San Pedro de Atacama: deserto, vulcões e estrelas
Vulcão Licancabur, Chile. Autor AndresGottlieb. No Copyright
Vulcão Licancabur, Chile. Autor AndresGottlieb

San Pedro de Atacama: deserto, vulcões e estrelas

San Pedro de Atacama é uma pequena aldeia do Deserto do Atacama situada a 2.200 metros de altura ao longo das margens do Salar de Atacama, o maior lago de sal no Chile.

A aldeia está localizada a 100 km de Calama e quase 300 km de Antofagosta. A fronteira com a Bolívia é de apenas 50 km e com a Argentina está distante de 160 km a sudeste.

O majestoso vulcão Licancabur com 5.920 metros está localizado a leste da cidade e domina a paisagem de San Pedro de Atacama e o Salar.

Em tempo précolombiano San Pedro foi um dos principais centros de cultura atacameña, que tinha construído várias fortalezas (pucará) na área, alguns dos quais são ainda visíveis. Conquistadas pelos Incas por volta de 1450, San Pedro foi ocupada pelos espanhóis entre 1536 e 1540.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS: O QUE VISITAR EM SAN PEDRO DE ATACAMA

Deserto de Atacama, Chile. Autor Javier Rubilar. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Deserto de Atacama, Chile. Autor Javier Rubilar

San Pedro de Atacama está bem localizado para explorar as muitas atracções, que estão escondidas na área circundante. Na cidade existe um interessante Museu Arqueológico (Museo Arqueológico R.P. Gustavo Le Paige).

O museu abriga a maior coleção de artefatos, incluindo interessantes múmias da cultura atacameña, a cultura que construiu povoados fortificados chamados Pucará e do que San Pedro de Atacama era o principal centro.

Vale a pena de visitar a antiga igreja de San Pedro (Iglesia de San Pedro) do início do século XVII. O edifício mais antigo de San Pedro é a chamada Casa Inca.

A área de San Pedro de Atacama oferece interessantes atrativos arqueológicos e naturais, incluindo as atrações naturais mais famosos gêiseres de El Tatio e o Vale da Lua (Valle de la Luna), enquanto entre as atrações culturais, além do museu acima mencionado, estão a visitar as aldeias de Caspana, Toconao, Socaire e Chiu Chiu. Muito interessantes são as fortalezas pré-hispânicas (pucará) de Quitor, Lasana e Turi.

Os gêiseres de El Tatio estão localizados 100 km de San Pedro e possuem uma altitude de 4.200 metros. Trata-se duma das atrações naturais mais espetaculares do Chile. Existem cerca de 80 gêiseres ativos. O melhor momento para vê-los é de madrugada, quando cada gêiser é encimada por uma coluna de vapor que se condensa no frio da manhã.  Com o nascer do sol e as temperaturas quentes as plumas de vapor desaparecem.

O Vale da Lua (Valle de la Luna) é fica apenas 12 km de San Pedro de Atacama, uma área de deserto, que é composta por cânions, areia e rochas com uma paisagem encantadora. O vale faz parte da Reserva Nacional Los Flamencos, que inclui também a espetacular Laguna Miscanti, localizada 100 km de San Pedro e mais de 4.000 metros acima do nível do mar.

Apenas 28 km de San Pedro ficam as Termas de Puritama, uma série de 8 piscinas de água a uma temperatura de 33,5 ° C. San Pedro de Atacama é também famoso pelos amantes do céu estrelado graças à alta qualidade do ar seco e à escuridão do céu.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE:
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem