Home / Oceania / Kiribati / Ilhas Kiribati: grupos de atóis ao longo do Equador
South Tarawa, Kiribati. Autor Government of Kiribati. Licensed under the Creative Commons Attribution
South Tarawa, Kiribati. Autor Government of Kiribati

Ilhas Kiribati: grupos de atóis ao longo do Equador

As Ilhas Kiribati (Republic of Kiribati/Ribaberikin Kiribati/República do Kiribati) são uma república, associada à Comunidade Britânica e formada por três grupos diferentes de ilhas, que atravessam o Equador. Estas ilhas incluem as Ilhas Gilbert, as Ilhas Phoenix e as Ilhas Espórades Equatoriais ou Ilhas da Linha (Line Islands). Compreendem um total de 32 atóis e uma ilha de coral levantada (Banaba/Ocean Island), espalhadas por mais de 3,5 milhões de km² no oceano Pacífico. A capital da República é Bairiki no atol de Tarawa nas Ilhas Gilbert. Este atol é o lar de 40% da população das Ilhas Kiribati.

As Ilhas Gilbert situam-se entre as Ilhas Marshall para o norte, Nauru para o oeste e Tuvalu para o sul. São compostas de 16 ilhas: Abaiang, Abemama com 27,8 km², Aranuka, Arorae, Banaba/Ocean Island, Beru, Butaritari, Kuria, Maiana, Marakei, Nikunau, Nonouti com 29,2 km², Onotoa, Tabiteuea com 38 km², Tamana, e Tarawa com 31,9 km². Nas ilhas Gilbert reside a maioria da população da nação.

As Ilhas Phoenix são compostas de oito ilhas: Birnie, Kanton/Canton ou Abariringa com 9,8 km², Enderbury, Manra/Sydney), McKean, Nikumaroro/Gardner, Orona/Hull) Rawaki/ Phoenix), das quais apenas duas são habitadas. Além disso há 2 recifes (Winslow Reef e Carondelet Reef), que estão localizados 1.000 km a sudeste das Ilhas Gilbert, 300 km ao norte de Tokelau e 3.000 km ao sul das ilhas havaianas.

Mapa do Kiribati

Mapa do Kiribati

As Ilhas Espórades Equatoriais/Ilhas da Linha consistem de oito ilhas: Caroline, Flint, Kiritimati/Ilha de Natal, o maior atol da Terra com 388 km², que tornam-se 642 km² considerando a lagoa, com 5.100 habitantes, Malden com 39 km², Starbuck com 21 km², Tabuaeran/Fanning com 33 km² e 2.500 habitantes, Teraina/Washington com 14 km² e 1.150 habitantes e Vostok. Três das quais são habitadas (Fanning, Kiritimati, e Washington). Estas ilhas estão localizadas a 3.000 km a leste das Ilhas Gilbert e 2.000 km ao sul de Havaí e 500 km ao norte das Ilhas da Sociedade da Polinésia Francesa.

O ponto mais alto do arquipélago – 81 metros – está localizado no atol elevado de Banaba, onde existiam depósitos ricos de fosfato, que estão agora esgotados. A economia das ilhas é baseada sobre os rendimentos de direitos de pesca, enquanto a agricultura é limitada a copra e taro. Recentemente as ilhas tornaram-se um ponto de escala para cruzeiros turísticos, que partem das ilhas havaianas.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 849 km²: terras aráveis 51%, prados e pastagens 0%, florestas 3%, terras incultas e improdutivas 46%
  • População: 105.000 (situação em 2005) – micronésios 99%
  • Capital: Bairiki no atol de Tarawa
  • Línguas oficiais: As línguas oficiais são o inglês e o gilbertês.
  • Religião: Cristandade 97% – católicos 52%, congregacionalistas 40%, adventistas e mórmones; além disso Baha’i 3%
  • Moeda: Dólar de Kiribati e Dólar australiano (AUD)
  • Fuso horário: UTC+12

dealform 336x280
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem