Home / América do Sul / Brasil / Praias de Fernando de Noronha
Morro do Pico, Fernando de Noronha, Brasil. Author and Copyright Marco Ramerini
Morro do Pico, Fernando de Noronha, Brasil. Author Marco Ramerini

Praias de Fernando de Noronha

A grande atração turística na ilha de Fernando de Noronha são sem dúvida suas praias, bem como a transparência e a cor do mar, mas são também muito espectaculares as altas falésias. que estão presentes em grande parte da costa.

A ilha tem um total de catorze praias, todas muito bonitas e desertas. São geralmente divididas entre aquelas localizadas no “Mar de Dentro” e as do “Mar de Fora”. Ao longo do “Mar de Dentro”, que fica frente à costa do Brasil, há a maioria das praias. Aqui existem também as melhores condições para a natação, porque esta é a parte da costa mais protegida dos ventos. As praias a partir do porto são: Praia do Porto, Praia do Cachorro, Praia do Meio, Praia da Conceição (Italcable), Praia do Boldró, Praia do Americano, Praia do Bode, Praia Cachimba do Padre (Quixaba), Morro Dois Irmãos (Baía dos Porcos) e Baía do Sancho.

Ao longo do “Mar de Fora” há apenas quatro praias: Praia do Atalaia, a Enseada das Caieiras, a Praia do Leão e a Baía do Sudeste.

Devido ao sistema de ventos predominantes as águas das praias do “Mar de Dentro” são muito tranquilas e calmas durante os meses de Abril a Setembro, enquanto que no “Mar de Fora” são mais calmas nos meses entre Novembro e Fevereiro.

Três das praias da ilha são geralmente referidas como as três mais belas praias do Brasil. Estas são a Baía do Sancho, a Praia do Leão e o Morro Dois Irmãos (Baía dos Porcos).

FERNANDO DE NORONHA: PRAIAS DO MAR DE DENTRO

Praia Cacimba do Padre, Fernando de Noronha, Brasil. Author and Copyright Marco Ramerini

Praia Cacimba do Padre, Fernando de Noronha, Brasil. Author Marco Ramerini

PRAIA CACIMBA DO PADRE

Na minha opinião esta é a praia mais bonita da ilha, muito grande (larga de 175 m e longa de 900 m) com o Morro dos Dois Irmãos, duas formações rochosas de basalto gêmeas, que nascem da água para completar a paisagem. O nome original da praia era Praia Quixaba,  mas em 1888 o capelão da prisão – o Pai Francisco Adelino de Brito Dantas descobriu uma fonte de água fresca e o nome foi mudado por este motivo.

Baía do Sancho, Fernando de Noronha, Brasil. Author and Copyright Marco Ramerini

Baía do Sancho, Fernando de Noronha, Brasil. Author Marco Ramerini

BAÍA DO SANCHO

Isolada e cercada por uma parede de rocha, esta baía com uma praia bonita e extensa é um dos melhores para a natação. O acesso à praia é feito através de um caminho de aventura com escadas nas rochas. Esta é considerada a praia mais bonita do Brasil. Os passeios de barco sempre param para um mergulho nesta baía.

Praia do Boldró, Fernando de Noronha, Brasil. Author and Copyright Marco Ramerini

Praia do Boldró, Fernando de Noronha, Brasil. Author Marco Ramerini

PRAIA DO BOLDRÓ, PRAIA DO AMERICANO, PRAIA DO BODE

É uma área bonita da ilha. A Praia do Boldró é uma bela praia com com no fundo dum lado o Morro do Pico e do outro o Morro dos Dois Irmãos. No topo duma posição panorâmica fica o forte de São Pedro do Boldró, que é um excelente lugar para observar o pôr do sol.

Praia do Cachorro é a praia mais popular da ilha de Fernando de Noronha, Brasil. Author and Copyright Marco Ramerini

Praia do Cachorro é a praia mais popular da ilha de Fernando de Noronha, Brasil. Author Marco Ramerini

PRAIA DO CACHORRO

Localizada logo abaixo da vila de Vila dos Remédios, Praia do Cachorro é a “mais popular” praia da ilha. Do lado direito da praia, olhando para o mar, encontra-se entre as rochas o Buraco do Galego, uma piscina natural de pedra no meio do recife. Ao longo da praia há o pequeno Bar do Cachorro, enquanto na vegetação acima da praia estão as ruínas do Forte de Sant’Ana.

Praia da Conceição (Italcable) e o Morro do Pico, Fernando de Noronha, Brasil. Author and Copyright Marco Ramerini

Praia da Conceição (Italcable) e o Morro do Pico, Fernando de Noronha, Brasil. Author Marco Ramerini

PRAIA DA CONCEIÇÃO (ITALCABLE)

Esta praia, localizada na base do Morro do Pico, é uma praia grande e longa.  É dominada pelo pico da montanha. O nome desta praia é relacionado com o forte de Nossa Senhora da Conceição, que foi construído no século XVIII e convertido num hospital no século XIX. As ruínas são ainda visíveis, escondidas na vegetação perto do Bar de Meio.  Na península que se projeta para o mar há uma pedra chamada “Pião” com 10 metros de altura, rodeada de pedras menores.

Em 1925 o ITALCABLE, uma empresa italiana, estabeleceu uma base na praia para instalar o cabo telegráfico submarino. Assim esta praia é também conhecida pelo nome de ITALCABLE.

Praia do Meio, Fernando de Noronha, Brasil. Author and Copyright Marco Ramerini

Praia do Meio, Fernando de Noronha, Brasil. Author Marco Ramerini

PRAIA DO MEIO

É uma bela praia, muitas vezes deserta, localizada em uma pequena baía entre as praias do Cachorro e da Conceição. A junção entre esta praia e a praia de Conceição é o bar do Meio, ótimo lugar para relaxar ou para comer alguma coisa depois de uma caminhada ao longo da praia. Aqui está uma rocha chamada “Pião”, uma pedra característica situada sobre outras pedras menores.

Morro Dois Irmãos, Fernando de Noronha, Brasil. Author and Copyright Marco Ramerini

Morro Dois Irmãos, Fernando de Noronha, Brasil. Author Marco Ramerini

MORRO DOIS IRMÃOS, BAÍA DOS PORCOS

A Baía dos Porcos é uma baía pequena, muito bonita, quase sem areia, e coberta com rochas basálticas. A água clara e o Morro Dois Irmãos representam a área mais cênica de toda a ilha. Em cima da ponta ocidental da baía estão as ruínas do Forte São João Baptista dos Dois Irmãos.

A entrada da baía é difícil por causa das rochas passando pela praia Cachimba do Padre. A baía é considerada a segunda mais bela de todas as praias do Brasil. No entanto não se preocupe a terceira praia (Praia do Leão) e a primeira praia (Baía do Sancho) figuram como praias mais belas do Brasil ficando também em Fernando de Noronha!

Baía de Santo Antônio com o porto e a Praia do Porto, Fernando de Noronha, Brasil. Author and Copyright Marco Ramerini

Baía de Santo Antônio com o porto e a Praia do Porto, Fernando de Noronha, Brasil. Author Marco Ramerini

BAÍA DE SANTO ANTÔNIO E PRAIA DO PORTO

A Baía de Santo Antonio é uma baía natural, usada como um porto para carga e descarga de navios, embarcações partem do porto para levar turistas a visitar  a Ilha do Mar.

A baía oferece uma bela vista às  ilhas secundárias, que formam o arquipélago de Fernando de Noronha e é um ótimo lugar para admirar o pôr do sol. Em suas proximidades estão as ruínas do forte de Santo António.

FERNANDO DE NORONHA PRAIAS DO MAR DE FORA

Praia do Leão, Fernando de Noronha, Brasil. Author and Copyright Marco Ramerini

Praia do Leão, Fernando de Noronha, Brasil. Author Marco Ramerini

PRAIA DO LEÃO

Uma praia muito bonita (450 m), a melhor do Mar de Fora, deriva seu nome de uma grande rocha, que vagamente lembra um leão-marinho. Perto da praia há os restos da fortaleza do Bom Jesus do Leão.

Baía do Sueste, Fernando de Noronha, Brasil. Author and Copyright Marco Ramerini

Baía do Sueste, Fernando de Noronha, Brasil. Author Marco Ramerini

BAÍA DO SUESTE

Outra bela praia no Mar de Fora. Foi nesta baía que a frota dos portugueses, que teve o objetivo de retomar o arquipélago dos neerlandeses desembarcou em 1629. Perto do mar há o único exemplo de mangues em uma ilha oceânica, uma raridade ecológica.

Ponta das Caracas, Fernando de Noronha, Brasil. Author and Copyright Marco Ramerini

Ponta das Caracas, Fernando de Noronha, Brasil. Author Marco Ramerini

PONTA DAS CARACAS

Ponta das Caracas é um ponto rochoso com várias piscinas naturais entre as rochas. É um ponto de belas vistas da Baía do Sueste e da Praia do Leão. Daqui é visível também a Ilha do Frade na Baía da Atalaia. Em Ponta das Caracas existem também as ruínas do Forte de São Joaquim do Sudeste.

Praia da Atalaia, Fernando de Noronha, Brasil. Author and Copyright Marco Ramerini.

Praia da Atalaia, Fernando de Noronha, Brasil. Author Marco Ramerini.

PRAIA DA ATALAIA

Uma baía de pedras vulcânicas pretas, corais e a Ilha do Frade como uma referência no centro da baía. Esta baía pode ser visitada apenas  em números limitados. Você precisa ter um bilhete. Os passeios duram 30 minutos. Você pode nadar em piscinas naturais juntamente com os peixes. É aconselhável de chegar no início da manhã para evitar o risco de não ser admitido em caso de superação do máximo de visitantes permitidos por dia.

Enseada da Caeira, Fernando de Noronha, Brasile. Author and Copyright Marco Ramerini

Enseada da Caeira, Fernando de Noronha, Brasile. Author Marco Ramerini

ENSEADA DA CAEIRA

Costa selvagem cercada por dunas.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM FERNANDO DE NORONHA

Booking.com