Home / África / Chade / Chade: paisagens desérticas espetaculares e um grande lago

Chade: paisagens desérticas espetaculares e um grande lago

O Chade (République du Tchad/Jumhūriyyat Tshād/República do Chade) é uma república presidencialista na África Subsaariana, que tem como capital a cidade de N’Djamena (ex-Fort Lamy). O país era uma colónia francesa e é limitado a norte pela Líbia, a oeste pelo Níger, a sudoeste pela Nigéria e pelos Camarões, a leste pelo Sudão e a sul pela República Centro-Africana.

O norte do país é deserto. Aqui estão as montanhas de Tibesti, onde fica a montanha mais alta do país: o vulcão Emi Koussi com 3.414 metros. No nordeste fica o planalto de Ennedi e mais para o sudeste fica o planalto de Ouaddaï.

Mais a sul o deserto lentamente deixa o lugar para o estepe, onde a pastagem é praticada, e depois para a savana, que no extremo sul transforma-se em floresta densa.

No sudoeste na fronteira com os Camarões e a Nigéria encontra-se o lago Chade, que dá o nome ao país. O lago está em fase de retirada rápida e dá a aparência dum pântano. A sua profundidade não ultrapassa 4 metros. Há alguns anos tinha ainda uma área de 26.000 km². Naquele tempo a superfície formava ainda o quarto maior lago da África. Hoje as suas dimensões são reduzidas de 95% e o lago tem apenas 1.500 quilómetros quadrados. Os principais rios do Chade são o Logone e o Chari. Estes rios despejam suas águas no Lago Chade.

Chad tem uma economia pobre e fica entre os mais pobres países do mundo. Na parte centro-sul do país são praticadas a pecuária, a agricultura e as pescas. Os principais produtos cultivados são o algodão e o amendoim. O país possui depósitos de petróleo, de estanho e de sal.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 1.284.000 km²: Área arável 2,5%, prados e pastagens 35%, florestas e arbustosos 25,2%, terra inculta e improdutiva 37,3%
  • População: 11.175.000 (censo de 2010): sara 27.7%, árabes 12.3%, mayo-kebbi 11.5%, kanem-bornou 9%
  • Capital: N’Djamena (ex-Fort Lamy)
  • Línguas oficiais: Os idiomas oficiais são a árabe e o francês.
  • Religião: muçulmana 54%, cristã 34% (católica 20% e protestante 14%), animista 10%
  • Moeda: Franco CFA (XAF)
  • Fuso horário: UTC+1 hora