Home / América do Sul / Argentina / Ushuaia: o cume do Cerro 5 Hermanos, sensações do Fim do Mundo
Lagunas del Paso Tristen, Terra do Fogo, Argentina. Autor e Copyright Guillermo Puliani

Ushuaia: o cume do Cerro 5 Hermanos, sensações do Fim do Mundo

Eu senti quando eu fui viajar para Ushuaia e quando eu cheguei a cada lugar, que eu caminho. Ele teve que vivê-la, senti-la, experimentá-la com um olhar diferente, descobrindo com os meus olhos e os pés todos os cantos da bela Terra do Fogo.

E foi assim, que ao longo dos dias comecei a aventurar-me em cada um dos vales intermináveis​​, observar e compreender as suas florestas, valorizando cada vez que o presente, que a natureza tem para oferecer na região do nosso país e do nosso mundo.

Do porto, área central da cidade, onde a maioria dos turistas recordaram-se das memórias das casas para ter um cartão postal, uma lembrança. Eu vi cada um dos picos das montanhas circundantes e senti o desejo de estar sobre cada um para um olhar diferente, para ver essas neves, as culturas eternas, desafiando meus próprios limites para descobrir o que está além do clássico e do tradicional.

Laguna e Cerro 5 Hermanos, Terra do Fogo, Argentina. Autor e Copyright Guillermo Puliani

Para mim o verdadeiro sentido da vida é a experiência, que adquire-se em todos os lugares e em todos os momentos, em que ele atreve-se a descobrir coisas novas e relacionar-se com o ambiente natural, ligando assim com as coisas simples, que hoje são deixadas de lado em muitos casos.

Veja o mapa e sonhar novos caminhos através duma parte do meu dia, de modo que comecei a andar pelas florestas, lagos de montanha para descobrir, sentir a solidão e aproveitar cada minuto daqueles lugares, onde poucos ousam pisar para descobrir.

Cumbre Cerro Roy, Terra do Fogo, Argentina. Autor e Copyright Guillermo Puliani

Minhas energias foram dedicadas a cheia, quando eu usava botas e saiu em busca de experiências, que enchem minha alma. Vivenciar esses momentos de felicidade são aqueles, que nunca vou esquecer.

Dessa maneira eu poderia ter o luxo de momentos inesquecíveis. Ter companheiro na solidão e a companhia de bons amigos em picos de 1.200 e 1.300 metros é algo que não é explicável. É aí que se dá mais valor a cada dia para as coisas simples, que realmente não têm nada a ver com o material, que tentamos incutir no dia.

Cumbre Cerro Francisco Seguí, Terra do Fogo, Argentina. Autor e Copyright Guillermo Puliani

Ouça, veja, viva e experimente a natureza em seu estado natural é o que eu levo comigo em todos os lugares. Transmitir respeito e cuidado com o meio ambiente e trazer cada pessoa, que não atrevia-se a descobri-los, a fazê-lo e experimentá-lo, vale realmente a pena.

Eu quero ficar com o último grande imagem, que tenho do tempo, que chegou ao cume da montanha do Cerro 5 Hermanos representando um ícone da cidade ao lado do Monte Olivia. Aquela montanha subimos na companhia de bons amigos, lembro-me desse momento como se fosse ontem.

Glaciar Avear, Terra do Fogo, Argentina. Autor e Copyright Guillermo Puliani

Começamos a caminhar no meio da fala, aproveitando de cada centímetro de chão sob os nossos pés, chegamos pela primeira vez à beira do lago e depois foi mais perto da cúpula central. Alguns decidiram ficar desfrutar de lá, mas eu sabia, que isso poderia ser a última grande caminhada durante 4 anos de vida em Ushuaia, então eu empreendeu a subida final até o cume, onde meus olhos sentiram algumas lágrimas caindo pelo meu rosto por grande alegria para chegar lá, saber que era o fim duma etapa duma bela experiência em Terra do Fogo, senti-me a assistir a magia da natureza com a plena convicção de que o retorno um dia para continuar a sentir esses sentimentos, que vivi apenas, que eu possa entender.

Espero que aproveite deste projeto, que estou fazendo com muito trabalho e dedicação, que é compartilhar com vocês alguns dos lugares, que eu andava em Terra do Fogo e que eu transmito com cuidado a partir deste espaço para o nosso ambiente, respeitando e amando-a cada dia mais!!

Escrito por Guillermo Puliani. Fotografias de Guillermo Puliani. Mais fotos e histórias sobre a Terra do Fogo no seu blog: www.trekkingenushuaia.blogspot.com.ar

Texto português corrigido por Dietrich Köster.