Home / Oceania / Fiji / Cruzeiro para as Ilhas Yasava do Norte: Captain Cook Cruises
Reef Endevour, Captain Cook Cruises, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini
Reef Endevour, Captain Cook Cruises, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini

Cruzeiro para as Ilhas Yasava do Norte: Captain Cook Cruises

As Ilhas Yasava estendem-se do sudoeste ao nordeste por um arco de 100 quilômetros a oeste das duas ilhas principais das Ilhas Fiji: Viti Levu e Vanua Levu. Composto por quinze ilhas principais e inúmeras ilhas menores, as ilhas Yasawa são um lugar muito adequado para visitar durante um cruzeiro. Se quiser visitar as ilhas num cruzeiro, existem basicamente duas opções: Blue Lagoon Cruises e Captain Cook Cruises. Ambos os cruzeiros partem de Port Denarau a uma curta distância do principal aeroporto internacional de Fiji, onde quase todos os voos internacionais chegam da Austrália, da Nova Zelândia e da Ásia. Os itinerários das duas linhas de cruzeiro são quase idênticos. No nosso caso preferimos tentar o Captain Cook Cruises. Os motivos para a nossa escolha foram basicamente dois: A possibilidade de trazer as crianças a bordo. Nossa viagem foi dedicada a uma experiência em Fiji com as crianças, e ao menor preço do cruzeiro.

As Captain Cook Cruises oferecem cruzeiros de 3, 4, 7 e 11 noites, que permitem visitar a maior parte de Fiji: Yasawa, Mamanuca, Lau, Kadavu, Vanua Levu e Ovalau. Nossa escolha caiu no cruzeiro de 7 noites que permite visitar as Ilhas Yasawa e as Ilhas Mamanuca. Este cruzeiro, se não tiver tempo suficiente para as 7 noites, pode ser dividido em dois cruzeiros de 3 e 4 noites. O navio, a Reef Endevour, volta a Port Denarau após a primeira parte do cruzeiro. Todos os dias o programa de cruzeiro oferece inúmeras atividades como snorkeling, visitas a aldeias, escolas, itinerários de trekking, caiaque, conferências interessantes sobre a cultura local e sobre os recifes de corais e visitas a muitas praias de areia branca das ilhas. O cruzeiro é cheio de atividades e não ficará entediado.

Naviti Island, Yasawa, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini.

Naviti Island, Yasawa, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini.

Nossa experiência de cruzeiro começa com um despacho rápido no banco das Captain Cook Cruises em Port Denarau: É fácil de encontrar, porque é o maior de todos e fica mesmo em frente da entrada do porto de embarque. Depois de ter sido atribuída a cabina, é convidado a ir ao Rum-Bar nas proximidades, onde tem uma bebida gratuita oferecida pelo Captain Cook Cruises. Aqui aguardamos o sinal de embarque, que ocorre em torno das 13 horas.

Nós embarcamos no navio, a Reef Endevour, e somos recebidos pela tripulação com um colar de conchas, um coquetel e bela música fijiana. Felizmente o navio não é grande, mas oferece todas as vantagens e méritos dum barco, que transporta pouco mais de 100 passageiros. Pouco depois de embarcar o cruzeiro começa a primeira paragem na ilhota de Tivua, uma ilha de areia cercada por recifes de corais. A ilha de Tivua é a ilha privada das Captain Cook Cruises e é usada para passeios diários, que partem de Port Denarau. Nós ficamos na ilha até o pôr do sol fazendo o primeiro banho a partir do cruzeiro.

No dia seguinte ao amanhecer o navio passa perto das ilhas mais ao sul das cadeias de Yasawa: As ilhas montanhosas de Kuata, Wayasewa e Waya. Vale a pena levantar-se cedo e admirar essas belas ilhas montanhosas, enquanto o sol nasce sobre o Oceano Pacífico. Em seguida cruzamos o canal estreito, que divide as ilhas de Naukacuvu e Nanuya Balavu ao longo da grande ilha de Naviti e ancoramos na parte norte desta ilha. Desembarcamos na longa praia em frente da ilha dos Irmãos, uma praia espectacular de areia branca deserta. Então pela tarde nos mudamos para a baía em frente da aldeia de Gunu, onde mergulhamos. No final da tarde visitamos a aldeia de Gunu, onde os habitantes organizam um mercado de artesanato, preparam pratos e onde participamos à cerimônia de Kava. Depois os aldeões nos deleitam com música e danças. Gunu é uma bela aldeia com uma única igreja frequentada pelos metodistas, católicos e outros cristianos.

Sawa-I-Lau, Yasawa, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini

Sawa-I-Lau, Yasawa, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini

No terceiro dia o Reef Endevour atinge o ponto mais a norte do cruzeiro na baía de Buasali entre as ilhas de Sawa-I-Lau e Yasawa. Eu acordo-me antes do amanhecer porque participo à excursão de trekking para o Monte Tamasua na ilha de Yasawa. Uma excursão duma hora (2 km e 600 metros) bastante intensa para a velocidade sustentada desenvolvida. Nesta excursão subo para a montanha, que domina a escola de Ratu Namasi e de lá posso observar o nascer do sol. Do topo posso ver a maior parte da ilha de Yasawa e algumas ilhas próximas. Retorno ao navio e após o pequeno almoço visitamos a escola Ratu Namasi, onde as crianças nos deleitam com as suas canções e depois nos permitem visitar as salas de aula da escola. Depois de visitar a escola temos tempo para o snorkeling, que é feito em torno do ilhéu de Sivia, que está localizado em frente da aldeia.

À tarde decidimos participar à uma excursão à caverna da ilha de Sawa-I-Lau, uma caverna, onde entra a água do mar com um teto alto de 22 metros parcialmente aberto. Nos tomamos banho dentro da caverna, uma experiência absolutamente perfeita: Paredes pendentes, o azul do céu e o verde da vegetação no topo e a água escura no fundo. Parece que ninguém conhece a profundidade da caverna. Este é a caverna, que aparece no filme “A Lagoa Azul” com Christopher Atkins e Brooke Shields. Após a visita à caverna mudamos para um banho refrescante na Lagoa Azul (Blue Lagoon), onde parecem ter filmado outras cenas do famoso filme.

No quarto dia participamos ao snorkeling na ilha de Yaqueta, onde observamos corais espetaculares. Então visitamos uma bela praia perto da aldeia da ilha, verdadeiramente espetacular. À tarde um outro snorkeling espetacular, o mais lindo do cruzeiro no recife de coral em frente da costa sudeste da ilha de Drawaqa. Então vamos dar um último mergulho nas águas da ilha de Drawaqa na faixa de areia triangular em frente do Manta Ray Island Resort. É o último dia de cruzeiro no norte de Yasawa. Amanhã de manhã retornaremos a Port Denarau para começar o cruzeiro das ilhas Mamanuca e de Yasawa do sul.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: