Home / Ásia / Malásia / Kuala Lumpur: a cidade de jardins

Kuala Lumpur: a cidade de jardins

Kuala Lumpur está localizada na confluência de dois rios: o rio Klang e o rio Gombak. A cidade está localizada a 40 km da costa numa área plana na intersecção das estradas mais importantes do país. A cidade tem crescido muito nas últimas décadas e é agora uma cidade moderna e um importante centro comercial e financeiro do Extremo Oriente. Kuala Lumpur é uma cidade multi-étnica. A sua população é quase igualmente dividida entre habitantes da etnia malaia (45,9%) e chinesa (43,2%), mas há também uma minoria de origem indiana (10,3%).

A cidade é relativamente nova. Foi fundada em meados do século XIX e não tem uma história doutras capitais asiáticas. No passado o centro mais importante da península malaia era a cidade histórica de Malaca, localizada ao sul de Kuala Lumpur ao longo do Estreito de Malaca. Devido ao seu desenvolvimento recente a arquitetura de Kuala Lumpur é formada por uma mistura de arquitectura moderna, de edifícios antigos coloniais e de edifícios de inspiração asiática tradicional e islâmica.

A skyline da cidade é caracterizada pela presença das torres gêmeas das Petronas Towers, um dos edifícios mais altos do mundo, elevando-se sobre a cidade com os seus 451,9 metros de altura. No centro da cidade são a visitar os arranha-céus gêmeas das Petronas Towers com o enorme parque, que as rodeia (KLCC Park). O palácio do sultão Abdul Samad, a Praça da Independência, a Mesquita Nacional e o Museu Nacional (National Museum) são outros pontos de interesse turístico.

A capital da Malásia, Kuala Lumpur, é uma cidade moderna e vibrante, mas também está cheia de espaços verdes e decorada com intervenções de arquitetura de paisagem. Os parques e jardins verdes deram à cidade o nome de “cidade dos jardins”. Nesses lugares pode respirar paz e serenidade incrível. Entre as mais belas áreas verdes vale a pena mencionar os maravilhosos “Jardins do Lago” (Lake Gardens) – construídos em 90 hectares de terreno ondulado – , os Jardins de Orquídeas, o Jardim de Hibisco e o Parque das Aves (Bird Park).

COMO CHEGAR: A capital da Malásia é servida pelo moderno Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur (Kuala Lumpur International Airport – KUL), que é um dos principais aeroportos asiáticos. Praticamente todas as grandes cidades asiáticas têm ligações directas com o aeroporto de Kuala Lumpur. Há também voos diretos ou indirectos com as principais cidades do resto do mundo. O aeroporto fica a 50 km do centro da cidade, com o qual está ligada por comboios rápidos. O tempo necessário para chegar ao centro da cidade a partir do aeroporto é de 30 minutos.

Kuala Lumpur clima: quando ir para Kuala Lumpur.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.