Home / América do Norte / México / México: civilizações antigas e cultura latina

México: civilizações antigas e cultura latina

O México (Estados Unidos Mexicanos) é uma república federativa presidencial que compreende 31 estados e 1 Distrito Federal com a Cidade do México como capital. O país é banhado pelo Oceano Pacífico a oeste e a leste pelo Golfo do México e o Mar do Caribe. É limitado a norte pelo Estados Unidos da América e a sudeste pela Guatemala e pelo Belize.

As ilhas remotas da Guadalupe e as Islas Revillagigedo no Oceano Pacífico fazem parte de México também. A capital, Cidade do México, é uma das cidades mais populosas do planeta. Outras cidades importantes são Guadalajara, Monterrey, Ciudad Juárez, Tijuana, Toluca, Mexicali, Mérida, Acapulco de Juárez, Mazatlán, Hermosillo, Chihuahua, Villahermosa, Puebla e León.

As costas mexicanas que se estendem por um total de 9.000 km, são geralmente rasas e arenosas com lagoas freqüentes ao longo do Golfo do México, mas apenas ao longo do Oceano Pacífico. Especialmente na Baja California as costas são altas e rochosas. O território mexicano é atravessado de norte a sul por duas cadeias de montanhas: a Sierra Madre Oriental com o pico mais alto Cerro San Rafael de 3.700 metros e a Sierra Madre Occidental com o pico mais alto Cerro Gordo de 3.340 metros. São a continuação das Montanhas Rochosas, que englobam o vasto planalto mexicano (Altiplanície mexicana com 1.100 metros de altura no norte e 2.000 m na sua parte sul, que abrange mais da metade da área total do país. O extremo noroeste do país é ocupado do deserto árido de Sonora e da península semi-árida de Baja Califórnia.

No centro do país fica a cadeia vulcânica da Cordillera Volcanica com os seus vulcões principais, que estão localizados ao redor do planalto da Cidade do México, Puebla e Toluca. Aqui sobem as montanhas mais altas: a montanha mais alta do México é o Pico de Orizaba ou Citlaltépētl com 5.636 metros, seguido do Popocatepetl com 5.426 metros, o Iztacíhuatl com 5.230 metros e o Nevado de Toluca com 4.680 m. Mais ao sul ao longo da costa do Oceano Pacífico sobe a Sierra Madre del Sur, cujo pico mais alto é o Cerro Nube Flan com 3.750 metros.

Com vista para o Mar do Caribe e o Golfo do México situa-se a península de Yucatán, que é plana com costas baixas e muitas vezes cercadas por lagoas, formadas por carste calcário, assim sendo caracterizadas pela ausência de rios de superfície.

O rio mais importante do país é o Río Grande com 3.034 km de comprimento, que marca por um longo trecho a fronteira com os Estados Unidos da América. A partir do Planalto Central fluem em direção do Oceano Pacífico o Río Grande de Santiago e o Río Balsas. O maior lago de México é o lago Chapala, que está localizado no Planalto Central.

Na economia deve-se mencionar em primeiro lugar os imensos recursos minerais. O México é o maior produtor mundial de prata e fica entre os primeiros em relação ao enxofre. Como fontes de energia os recursos de petróleo, gás natural e carvão são importantes. São extraídos ferro, fluorite, fosfatos, urânio, ouro, estanho, cobre, chumbo, zinco, antimónio, grafite, manganês, barita e tungsténio.

As terras agrícolas do país produzem cereais como milho, trigo, cevada, sorgo e arroz, leguminosas como feijões secos e grão de bico e também tomates, batatas, algodão, café, tabaco, cana de açúcar, cacau, frutas como laranjas, tangerinas, limões, toranjas, bananas, maçãs e ananás e também a agave fourcroydes, que dá a henequém, uma bebida alcoólica tradicional mexicana. Especialmente importante é a criação de gado e de porcos. Os recursos florestais são importantes e a pesca é significativa pensando aos mariscos, à sardinha, à anchova, ao atum, à cavala e às ostras. O México é um dos países mais desenvolvidos da América Latina e assim a sua indústria é baseada na mecânica, electrónica, têxtil, alimentar, química, petroquímica e na siderurgia. O turismo é muito importante.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Superfície: 1.972.547 km²:  área arável 12,6%, prados e pastagens 38%, florestas e arbustos 24,9%, terras incultas e improdutivas 24,5%
  • População:  108.700.000 (situação em 2007):  mestiços (descendentes de europeus e ameríndios) 60%-75%, ameríndios 12%-30%, europeus 12%-15%
  • Capital: Ciudad de México/Cidade do México
  • Língua oficial: A língua oficial é o espanhol.
  • Religião: Cristãos 95%: católicos 90% e protestantes 6%
  • Moeda: Peso Mexicano (MXN)
  • Fuso horário:  UTC-6 a -8 horas.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com