Home / América Central e Caribe / Bahamas / Nassau: o coração das Bahamas
Atlantis Paradise Island, Atlantis Marina Village, Paradise Island, Nassau, New Providence, Bahamas. Autor e Copyright Marco Ramerini,
Atlantis Paradise Island, Atlantis Marina Village, Paradise Island, Nassau, New Providence, Bahamas. Autor e Copyright Marco Ramerini,

Nassau: o coração das Bahamas

A ilha de New Providence é a ilha mais importante das Bahamas. Aqui fica a cidade principal, a cidade capital de Nassau. Nesta ilha vivem mais de 70% da população inteira do arquipélago. Aqui existem as principais atividades económicas das Bahamas, incluindo muitos bancos e empresas comerciais. Na ilha de New Providence encontra-se também o aeroporto internacional mais importante do país.

Após a descoberta da América por Cristóvão Colombo os espanhóis nominalmente tomaram posse do arquipélago das Bahamas, mas nunca exerceram um controlo efectivo. Foi apenas na segunda metade do século XVII, que os britânicos criaram o povoado de Charles Town, a atual cidade de Nassau. Charles Town logo tornou-se um importante assentamento dos piratas e isso provocou a reacção dos espanhóis, que em 1684 atacaram e destruiram o povoado inglês. Em 1686 os britânicos voltaram e reconstruíram a colónia e em defesa do assentamento foi construído em 1695 uma fortaleza e a localidade foi agora nomeada Nassau.

No início do século XVIII Nassau tornou-se novamente um esconderijo importante para os piratas. Isso levou a repetidos ataques a Nassau pelos espanhóis e franceses. Em 1776 durante a Guerra da Independência dos Estados Unidos da América (EUA) Nassau foi conquistada pelos estadounidenses, que a saquearam e depois a abandonaram. Em 1782 Nassau foi novamente capturada, esta vez por forças combinadas espanholas e estadounidenses. O desenvolvimento moderno de Nassau começou no final do século XVIII com o afluxo de milhares de legalistas estadounidenses e os seus escravos, que instalaram-se aqui após o fim da Guerra Revolucionária na América do Norte.

Gold Course, Nassau, New Providence, Bahamas. Autor e Copyright Marco Ramerini,

Gold Course, Nassau, New Providence, Bahamas. Autor e Copyright Marco Ramerini,

Hoje Nassau é uma cidade moderna animada e cheia de cultura e amenidades modernas. A reputação de Nassau para lojas francas é lendária: Vai encontrar centros comerciais, boutiques, lojas e mercados como o Straw Market em Nassau, localizado na Bay Street no coração da cidade. Este mercado é famoso pela qualidade e variedade do artesanato local como chapéus de palha, tecidos à mão, bolsas, tapetes, bonecas, jóias feitas de conchas e esculturas de madeira. Se decide fazer compras é importante negociar o preço.

Na parte norte da ilha fica o Paradise Island, um lugar quase exclusivamente desenvolvido para encantar e acolher os visitantes. Paradise Island possui estâncias, hotéis, restaurantes, lojas, clubes nocturnos, um campo de golfe, um aquário (Atlantis aquarium), um enorme parque aquático de diversões (Waterscape Aquaventure) e um casino (Atlantis Paradise Island). O Atlantis Marina Village é um centro comercial a céu aberto com boutiques, lojas e restaurantes. Atlantis Marina Village tem três praças e passarelas interligadas para fazê-lo parecer um antigo assentamento charmoso das Bahamas.

Atlantis Marina Village, Paradise Island, Nassau, New Providence, Bahamas. Autor e Copyright Marco Ramerini.

Atlantis Marina Village, Paradise Island, Nassau, New Providence, Bahamas. Autor e Copyright Marco Ramerini.

No centro da cidade de Nassau existem alguns locais históricos, que valem a pena visitar incluindo as três fortalezas de Fort Montagu, Fort Charlotte e Fort Fincastle. O centro da cidade é caracterizado por casas típicas com cores de pastel e prédios brancos do governo, incluindo o Parlamento e a residência do governador geral. Outros lugares de interesse histórico são The Queens Staircase, o Gregory Arch e The Caves. O Museu Pompey é um museu dedicado à história da escravidão.

Entre os locais a visitar em Nassau há também alguns museus e jardins: No coração de Nassau os turistas e seus filhos podem reviver os tempos dos piratas no Pirates of Nassau Museum, um museu instalado em três prédios históricos no centro da cidade, que traça a história dos piratas do Caribe. Os Ardastra Gardens e Zoo Conservatory ficam a uma curta distância do centro da cidade. Aqui pode observar aves, répteis e mamíferos. A atração do jardim zoológico são os flamingos, que marcham uníssono seguindo ordens. Os Nassau Botanical Gardens são belos jardins com mais de 600 espécies de flora tropical.

Para aqueles, que querem saborear os pratos das Bahamas – em particular o Bahamas Fish Fry – , a oeste do centro da cidade há o Fish Fry de Arawak Cay, um número de diferentes restaurantes e bares, que servem alguns dos mais frescos e mais autênticos pratos das Bahamas. Os restaurantes à beira-mar estão alojados em barracas em cores de pastel, muitos dos quais têm pátios exteriores.

Entre as praias públicas da ilha são as de Cabbage Beach no Paradise Island e de Jaws Beach, localizadoas na extremidade ocidental de New Providence. Junkanoo Beach e Saunders Beach estão localizadas ao longo da costa norte perto do centro da cidade de Nassau.

Lynden Pindling International Airport, Nassau, New Providence, Bahamas. Autor e Copyright Marco Ramerini

Lynden Pindling International Airport, Nassau, New Providence, Bahamas. Autor e Copyright Marco Ramerini

COMO CHEGAR A NASSAU: Na parte ocidental da ilha encontra-se o aeroporto mais importante das Bahamas: O Lynden Pindling International Airport. O aeroporto está situado a 16 km (9,9 milhas) a oeste do centro de Nassau e tem voos diários para as maiores cidades dos Estados Unidos da América (EUA), à América Central, ao Caribe, ao Canadá e ao Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. Os únicos voos diretos da Europa são aqueles do Reino Unido. A partir de Nassau partem também voos internos para outras ilhas das Bahamas.

Quanto aos transportes marítimos o porto de Nassau é uma escala importante para navios de cruzeiro. A companhia Bahamas Ferries conecta o porto de Nassau com as ilhas de Andros, Grand Bahama, Great Exuma, South Abaco, Eleuthera e Long Island.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

dealform 336x280
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem