Home / Oceania / Polinésia Francesa / Ilhas Austrais: o arquipélago mais meridional da Polinésia Francesa
Baie d'Ahurei, Rapa, Ilhas Austrais, Polinésia Francesa. Autor Sardon. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Baie d'Ahurei, Rapa, Ilhas Austrais, Polinésia Francesa. Autor Sardon

Ilhas Austrais: o arquipélago mais meridional da Polinésia Francesa

As Ilhas Austrais são o grupo mais ao sul das ilhas da Polinésia Francesa. Elas estão localizadas ao longo do Trópico de Capricórnio entre 21° e 28° de latitude sul. Sua área total atinge 148 km² e a sua população é de pouco mais de seis mil habitantes. As ilhas mais povoadas são as de Rurutu e Tubuai. As ilhas encontram-se a uma distância de 550 e 1.250 km de Taiti e estão alinhadas de noroeste para sudeste. Esta cadeia de ilhas é uma extensão da mesma cadeia submersa, que forma as Ilhas Cook do sul.

O arquipélago das Ilhas Austrais é composto por cinco ilhas principais de origem vulcânica: Tubuai com 45 km² e 2.050 habitantes, Rurutu com 36 km² e 2.088 habitantes, Raivavae com 16 km² e 905 habitantes, Rimatara com 8 km² e 785 habitantes e Rapa com 40 km² e 482 habitantes. No extremo norte do arquipélago está localizado o atol de Îles Maria com 1,3 km², mas desabitado, e no extremo sul não longe de Rapa encontram-se as ilhotas de Marotiri, um grupo de quatro rochas pequenas vulcânicas deshabitadas.

A ilha mais importante e o centro administrativo do arquipélago é Tubuai. As Ilhas Austrais são de origem vulcânica. O pico mais alto é o Monte Perau com 650 metros na ilha de Rapa. Os habitantes cultivam inhame, legumes, café, frutas, batatas e coqueiros. A pesca na lagoa e no alto mar é uma outra actividade praticada pelos habitantes. A primeira ilha das Austrais a ser avistada por europeus foi a ilha de Rurutu, que foi descoberta pelo capitão britânico James Cook no dia 13 de agosto de 1769.

Raivavae, Ilhas Austrais, Polinésia Francesa. Autor Raivavae. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Raivavae, Ilhas Austrais, Polinésia Francesa. Autor Raivavae

Superficie: 148 km²
População: 6.310 habitantes

Os dados dos habitantes referem-se ao Censo de 2007.

COMO CHEGAR ÀS ILHAS AUSTRAIS: As ilhas de Rurutu, Tubuai, Rimatara e Raivavae estão ligadas por voos da companhia Air Tahiti com Taiti e umas às outras, enquanto a ilha remota de Rapa está conectada apenas através de cargas.

O clima das Ilhas Austrais.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: