Home / América Central e Caribe / Bahamas / Eleuthera: praias, mar e abacaxi

Eleuthera: praias, mar e abacaxi

A ilha de Eleuthera é uma ilha do nordeste das Bahamas, localizada a 80 km a leste da capital Nassau. A ilha estende-se duma maneira longa e estreita de noroeste para sudeste e seu comprimento é de 180 km e a largura é muitas vezes inferior a 3 km e raramente superior a 5 km. Eleuthera abrange uma área total de 518 quilómetros quadrados. A geografia da ilha, que tem vista para o leste ao longo do Oceano Atlântico e para o oeste ao longo do Mar do Caribe, é caracterizada por grandes afloramentos de recifes de corais antigos, por costas rochosas e por extensas praias de areia branca.

A ilha é atravessada por quase todo o seu comprimento duma estrada única, o Queen’s Highway, ligando os principais assentamentos. Os mais importantes são Gregory Town, Alice Town, Governor’s Harbour, North and South Palmetto Point, Tarpum Bay e Rock Sound. Na parte norte de Eleuthera estão alguns ilheus, incluindo o de St. George Cay, onde está a vila importante de Spanish Wells, e Harbour Island, conhecida por suas praias de areia rosa, que estendem-se ao longo de todo o lado oriental do ilheu, e onde fica a aldeia no estilo colonial de Dunmore Town. Os habitantes da ilha são um pouco mais de onze mil, que são na grande maioria como no resto das Bahamas descendentes de escravos importados da África nos séculos passados.

Eleuthera foi nomeada por peregrinos puritanos vindos de Bermuda, que instalaram-se aqui em 1648. A ilha é um dos centros principais agrícolas das Bahamas. O solo fértil vermelho é ideal para a produção de abacaxi, tomates e verduras. Eleuthera é famosa por seus abacaxis e existem hectares de plantações desta fruta tropical doce. Todos os anos no início de junho tem lugar o Festival de abacaxi (Pineapple Festival) na vila de Gregory Town.

Hoje a principal fonte de renda para os habitantes da ilha é o turismo. A ilha oferece vistas espectaculares e inúmeros atrativos naturais. Entre estes, a Glass Window Bridge, localizada ao norte de Gregory Town, é uma ponte, que oferece uma vista espectacular sobre o azul profundo do Oceano Atlântico dum lado e o mar azul turquês do Caribe doutro lado. Menos dum quilómetro ao sul da Glass Window Bridge encontra-se o Queen’s Bath: É uma piscina natural de pedra esculpida pelas ondas do Oceano Atlântico, onde existe a possibilidade de tomar banho. Logo ao sul do Queen’s Bath do lado do Mar do Caribe encontra-se o Gaulding’s Cay Beach.

As praias são o ponto forte da ilha. Na parte central da ilha perto do Governor’s Harbour no Oceano Atlântico encontra-se uma das mais belas praias de Eleuthera, o French Leave Beach com quilómetros de areia rosa pálida e água cristalina. No norte do lado do Atlântico fica o Twin Cove Beach. Longe ao sul na seção do centro da ilha do lado do mar do Caribe há uma outra bela praia, que é a Ten Bay Beach com areia fina e águas rasas, que é ideal para famílias com crianças.

A Winding Bay perto da aldeia de Tarpum Bay é uma baía em forma de meia lua. Na parte sul da ilha na aldeia de Rock Sound há o Ocean Hole, um lago circular cheio de peixes, que pode alimentar com pão. Na ponta sul de Eleuthera existe uma outra praia espetacular: O Lighthouse Beach, que pode alcançar andando o último trecho da estrada bastante mal mantida. Vale realmente a pena caminhando até o farol para ter uma vista espetacular.

Para pessoas, que gostam de andar a cavalo e para fazer passeios a cavalo existe a possibilidade no centro da ilha perto de Governor’s Harbour, fazendo uma paragem na Oceanview Farm, de onde pode andar de cavalo pela mata e ao longo das praias do Oceano Atlântico. Na mesma área encontra-se o Leon Levy Native Plant Preserve, uma reserva natural, criada para preservar plantas medicinais e a flora da ilha. Aqui pode ir ao longo do caminho, que leva à descoberta da flora típica das Bahamas e observar os pássaros e outros animais, que vivem na ilha – uma grande experiência para as crianças. No centro de Eleuthera ao longo do Queen’s Highway na vila de South Palmetto Point vale a pena fazer uma paragem na Island Farm. Aqui vai encontrar geléias e molhos caseiros, legumes, frutas e pão acabado de cozer.

Eleuthera tem também grutas e cavernas. Entre elas existe o Preacher’s Cave, a caverna, onde os primeiros colonos britânicos da ilha viveram como náufragos em 1648. A caverna está localizada no extremo norte da ilha e na sua vizinhança há uma bela praia.

COMO CHEGAR PARA ELEUTHERA: A ilha está ligada por via aérea através de três aeroportos: No extremo norte fica o North Eleuthera Airport, no centro da ilha há o Governor’s Harbour Airport e no trecho sul existe o Rock Sound Airport. Os aeroportos da ilha são todos conectados por voos para a capital das Bahamas, Nassau. Os aeroportos de North Eleuthera e de Governor’s Harbour tem voos diretos para a Flórida.

A ilha de Eleuthera está também conectada com a capital Nassau por balsas (catamarãs) da companhia Bahamas Fast Ferries. Há balsas de Nassau para Harbour Island e Spanish Wells e de Nassau para Governor’s Harbour e Current.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: