Home / América do Norte / Estados Unidos / Chicago: arquitetura e escultura ao ar livre

Chicago: arquitetura e escultura ao ar livre

Chicago é uma das maiores cidades estadounidenses. A cidade está localizada ao longo da costa sudoeste do Lago Michigan. Chicago está localizada numa área geográfica privilegiada, que localiza a cidade no centro da rede de transportes rodoviários e ferroviários dos Estados Unidos. É o principal centro comercial do Centro Oeste e a cidade é também o entroncamento ferroviário mais importante dos Estados Unidos. Uma vasta rede de canais liga a cidade diretamente com o Golfo de México através do Mississippi) e com o Atlântico através dos Grandes Lagos.

Chicago foi fundada em 1803 e no final do século XIX foi já uma das cidades mais importantes dos Estados Unidos. O centro da cidade, onde fica a área de negócios e de compras é o famoso “The Loop”. Aqui estão os grandes hotéis, os centros comerciais e as sedes de grandes empresas e de bancos. Apenas o norte ao longo da Michigan Avenue encontra-se a área elegante de lojas de Chicago: a “Magnificent Mile”. Na área central da cidade ficam também vários grandes espaços verdes como o Grant Park, que caracteriza-se por uma grande fonte, o Jackson Park e o Lincoln Park. Chicago tem também um jardim zoológico famoso: o Chicago Zoological Park.

Chicago é uma cidade cheia de surpresas agradáveis e é praticamente um museu de arquitetura e escultura ao ar livre: A famosa escola de arquitetura de Chicago, que inclui Louis Sullivan e Frank Lloyd Wright, que deixaram uma marca indelével na fisionomia da cidade.

Chicago foi a cidade de Frank Lloyd Wright e conta com 60 obras do famoso arquiteto. Entre outras obras arquitetônicas para ser visto em Chicago há o Auditorium Theatre de Louis Sullivan e o símbolo da cidade: a Sears Tower com seus 443 metros de altura. Ela era durante anos o arranha-céu mais alto do mundo. A Marina City de Chicago, construída em 1964/65 por Bertrand Goldberg, é um exemplo excelente de integração arquitectónica de escritórios e residências.

Uma estátua de Pablo Picasso está na frente do Civic Center e um mosaico por Marc Chagall fica no First National Plaza. Noutros lugares existem alguns trabalhos de Calder. Na Universidade de Chicago existe a escultura de bronze “Nuclear Energy” por Henry Moore.

Entre os muitos museus há o Art Institute com uma rica coleção de pinturas européias. O Museu de História Natural (Museum of Natural History) é um dos museus mais importantes do mundo de seu génerotipo. Tem colecções de geologia, arqueologia, botânica, arqueologia, zoologia e antropologia. Um outro museu interessante é o Museu de Ciência e Indústria (Museum of Science and Industry), que é especializado no progresso científico, industrial e médico.

COMO CHEGAR: A cidade de Chicago é servida pelo Chicago O’Hare International Airport (ORD), que está ligado por voos para as principais cidades da América do Norte, do Caribe e da Europa. O aeroporto está localizado a 25 km ao noroeste do centro da cidade.

Chicago clima: quando ir para Chicago.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com