Home / América do Norte / Estados Unidos / Maui: um imenso vulcão e um litoral espetacular

Maui: um imenso vulcão e um litoral espetacular

Maui com 120.000 habitantes é uma ilha de origem vulcânica, que foi formada a partir de dois vulcões unidos por um istmo plano. Maui é após o Big Island (Hawaii) a maior ilha do arquipélago das ilhas havaianas com 1.883 km².

Maui está localizada no noroeste da Big Island (Hawaii) a partir do qual é separada pelo Canal ‘Alenuihāhā. Para o oeste de Maui encontram-se as ilhas de Molokai e Lanai, enquanto a sudoeste fica a ilha de Kaho’olawe e a pequena ilha de Molokini. Maui é rica em atrações naturais, vulcões e cachoeiras.

Na parte oriental da ilha existe o vulcão mais jovem de Maui, que é também a mais alta montanha da ilha com o vulcão Haleakala de 3.055 metros, enquanto a área ocidental da ilha é formada pelo resto do vulcão antigo, muito corroído pelo tempo, que forma as West Maui Mountains, de que a montanha Pu’u Kuku com 1.764 metros é o pico mais alto.

O principal centro comercial, administrativo e empresarial da ilha de Maui é a vila de Kahului, localizada no istmo, que une as duas partes da ilha. É o lar do aeroporto e do porto marítimo principal de Maui. —– A economia da ilha é baseada na agricultura e no turismo.

IAO VALLEY E AS WEST MAUI MOUNTAINS

O vulcão, que formou as West Maui Mountains, é mais antigo do vulcão Haleakala. Ele eleva-se a 2.100 metros acima do nível do mar e a mais de 6.000 metros acima do fundo do oceano. Hoje o pico mais alto, o Monte Pu’u Kukui, sobe para 1.764 metros acima do nível do mar. É o segundo lugar mais chuvoso de Havaí com uma média anual de 10.200 milímetros de chuva.

A maior parte dessa área é montanhosa e inacessível por terra. A única possibilidade de penetrar nos seus segredos é voando sobre esta terra. Há um sentimento sagrado, que faz entender a reverência, que os havaianos têm para a sua terra. Alguns vales belos irradiam do centro das West Maui Mountains.

A atração mais famosa desta parte da ilha é o Vale do Iao (Iao Valley). O início deste vale é marcado pelo Iao Needle, um pináculo de rocha vulcânica de 686 metros de altura, um dos marcos mais famosos da ilha.

COMO CHEGAR A MAUI

A ilha de Maui é servida pelo Aeroporto de Kahului (OGG), localizado ao longo da costa norte de Maui a leste da vila de Kahului. O aeroporto de Maui está ligado por voos frequentes com Honolulu e as outras ilhas de Havaí. Há também voos directos para várias cidades dos Estados Unidos (Los Angeles, São Francisco, Seattle, Dallas, Denver) e Canadá (Vancouver, Calgary, Edmonton).

Vulcão Haleakala.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com