Home / Ásia / China / Xangai: a metrópole mais moderna da China

Xangai: a metrópole mais moderna da China

Xangai tem sido sempre entre os mais importantes centros culturais e intelectuais da China, mas o que torna esta cidade única é o fato de que desenvolveu duma maneira incrível nas últimas décadas para tornar-se o terceiro maior centro financeiro do mundo e a cidade comercial mais importante da China e de todo o Extremo Oriente. A cidade está localizada num local estratégico às margens do delta do rio Yangtze perto do Mar da China Oriental. É uma das maiores metrópoles do mundo e sua área metropolitana tem uma população de mais de 23 milhões de habitantes. Seu porto é um dos mais importantes do Extremo Oriente.

Os arranha-céus de Xangai e sua aparência moderna é o símbolo do desenvolvimento económico da China. Xangai é hoje uma metrópole multi-cultural com características chinesas modernas e tradicionais. Xangai é agora o símbolo do desenvolvimento tumultuoso da China moderna, cheia de contrastes, mas projetada para um desenvolvimento constante e agitado. A cidade tem uma infra-estrutura moderna com uma importante rede de transporte público e possui também um metro moderno.

Xangai moderno tem três principais áreas de interesse para os visitantes: As áreas turísticas, comerciais e de negócios. Todas essas atividades estão focadas na Praça do Povo e ao longo do rio Huangpu. O centro cultural da cidade com suas atividades públicas e equipamentos comunitários e de entretenimento de turismo está concentrado em Monte Sheshan na ilha de Chongming no lago Dingshan e na área de Shenshuigang.

INFORMAÇÃO DE VOO: A cidade de Xangai tem dois aeroportos principais: O Shanghai Pudong International Airport é o principal aeroporto da cidade, onde chegam a maioria dos voos internacionais, e o Hongqiao Airport Xangai, onde chegam quase exclusivamente os voos domésticos. O novo aeroporto internacional de Xangai Pudong International Airport está localizado na parte oriental do distrito de Pudong de Shanghai a 30 km a leste do centro da cidade.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.