Home / África / Namíbia / Namib Rand: uma reserva natural privada
Namib Rand, Namíbia. Autor and Copyright Marco Ramerini.
Namib Rand, Namíbia. Autor and Copyright Marco Ramerini.

Namib Rand: uma reserva natural privada

A Reserva Natural do Namib Rand, localizada no centro-sul da Namíbia entre Sesriem e Helmeringhausen, abrange uma área de 172.200 hectares e é a maior reserva natural privada de toda a África Austral.

A reserva tem limites de 100 km ao longo do Parque Nacional Namibe-Naukluft/Namib-Naukluft National Park a oeste, enquanto que para a leste fica a cordilheira de Nubib/Nubibberge, que chega a quase 2.000 metros acima do nível do mar.

A área ocupada pela reserva é particularmente sugestiva e rica numa grande variedade de paisagens desérticas e de semi-deserto espetaculares. Há extensões de grama características do cerrado, extensas planícies de cascalho e areia, dunas de areia da cor típica vermelha escura, inselbergue e montanhas.

A estrada C27 atravessa a reserva de norte a sul e permite admirar esta paisagem fascinante.

Namib Rand, Namíbia. Autor and Copyright Marco Ramerini.

Namib Rand, Namíbia. Autor and Copyright Marco Ramerini.

A reserva de Namib Rand foi criada em 1992 para proteger e preservar o ecosistema e os animais da área do pré-Namibe, uma área rica em fauna e flora e muito importante para preservar a bio-diversidade e facilitar migrações sazonais de animais.

A reserva, devida à eliminação de todos os tipos de cercas e do turismo de baixo impacto, que é também a fonte de auto-financiamento, tornou-se um santuário de vida selvagem e um modelo para a conservação e gestão duma área privada da África.

Entre os mamíferos do Namib Rand há muitos Oryx (Oryx gazela ou gemsbok) e gazelas (Antidorcas marsupialis ou Springbok). Entre outras espécies existem kudus, zebras Hartmann e Burchell, girafas, antílopes (hartebeest), alguns pequenos antílopes como klipspringer e steenbok e babuínos. Entre os predadores hà os leopardos, as hienas, os chacais e várias espécies de raposos e gatos selvagens africanos. Há muitos répteis e aves e existe uma rica variedade de plantas do deserto e do semi-deserto.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.