Uma das principais atrações do Parque Nacional Namibe-Naukluft é representada por poças de água ocasionais de Sossusvlei, cercadas por altas dunas vermelhas do deserto do Namibe. Por causa do contraste pitoresco entre a água e o solo do vlei, branco e rachado pela aridez e a cor laranja intensa das dunas, que o circundam, Sossusvlei é um dos lugares mais fotografados da África Austral.
Sossusvlei é uma piscina de água efêmera, formada pelas águas do rio Tsauchab apenas durante as chuvas particularmente intensas. Nestes casos as águas do rio podem chegar à área de Sossusvlei, mas aqui enormes dunas, que chegam a 200 metros de altura, impedem o fluxo da água para o oceano Atlântico, que fica a 80 km.
A água estagna então, formando a poça chamada Sossusvlei, um nome, que vem do afrikaans “vlei”, indicando “pântano”, e a palavra da língua nama “Sossus”, que significa “sem retorno” ou “rio cego” com referência ao fato de que as águas do Tsauchab são perdidas no Namibe.
A fauna de Sossusvlei consiste principalmente de pequenos animais, especialmente répteis e artrópodes, adaptados ao clima extremamente árido. Durante o período, em que há poças de água, a área é povoada por uma avifauna abundante. A água actua como um lembrete para as aves aquáticas e animais selvagens. A Sossusvlei pode caminhar até o topo das dunas, onde a vista é de tirar o fôlego: A piscina de água reflete as dunas do deserto, mudando formas e cores com a mudança da posição do sol.
A estrada no interior do parque, que leva a Sossusvlei, foi recentemente pavimentada para a maioria de sua rota. Esta estrada asfaltada termina no estacionamento para carros todo terreno. A partir daqui pode continuar somente com os meios, que oferece o serviço de transporte ao longo dos últimos 5 km até Sossusvlei.
Texto português corrigido por Dietrich Köster.