Home / Europa / Grécia / A costa leste da ilha de Creta: Vai, Lasithi, Xerocambos

A costa leste da ilha de Creta: Vai, Lasithi, Xerocambos

A cidade mais importante na costa leste da ilha de Creta é a vila de Agios Nikolaos, localizada ao longo da costa norte-oriental ao lado do Golfo de Mirabello. Ao norte da vila fica a bela fortaleza veneziana de Spinalonga, construída numa ilha da baía.

Outra fortaleza veneziana está localizada na cidade de Ierapetra que está localizada ao longo da costa sul-oriental. Entre as coisas a visitar é o sítio arqueológico de Zakros, localizado ao longo da costa leste, onde você pode ver as ruínas de um antigo palácio minóico, que remonta ao século XVI a.C.

 Muito bonito é também o planalto Lasithi, que tem uma altura de 840 metros e é cercado por montanhas. É a área dos moinhos de vento na ilha de Creta. Perto da aldeia de Psychro é a caverna de Diketon (Dictaeon Andron), que em tempos antigos era considerado o local de nascimento de Zeus.

No lado oriental da ilha de Creta devem ser mencionadas duas praias: Itamos com seu sítio arqueológico e Vai para a presença da única palmeiral natural na Europa.

VAI

Talvez a praia de Vai não é tão espetacular por causa do apinhamento. Nesta praia estão constantemente chegando autocarros levando ondas de turistas de toda a ilha. Talvez o efeito da extensão de guarda-sóis da praia não é particularmente popular entre os turistas amantes da integridade dos lugares, mas o panorama súbito dum vale de palmeiras de todos os tamanhos vale a quilometragem para chegar a este lugar muito especial.

XEROCAMBOS

Na extremidade sul-oriental da ilha de Creta está localizado Xerocambos. Esta aldeia está localizada a 50 minutos de carro de Sitia e Ierapetra. Embora de difícil acesso oferece um dos últimos lugares idílicos da ilha de Creta: areia branca e tranquilidade.

A pequena aldeia de Xerocambos é o lugar para umas férias tranquilas: um lugar essencial onde o telefone não funciona, onde há poucos turistas, sem farmácia, bancos e vida noturna. Mas há um mar bom, um vale de oliveiras e pinheiros de Aleppo, outra vegetação mediterrânica e um clima ameno.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: