Home / Europa / Grécia / Folegandros: uma ilha árida mas rica em beleza

Folegandros: uma ilha árida mas rica em beleza

A ilha de Folegandros com 32 quilómetros quadrados e 670 habitantes faz parte das ilhas Cíclades e está localizada na parte sul do arquipélago a sudeste da ilha de Milos, a oeste de Sikinos e ao nordoeste de Santorini. Foi já habitada no terceiro milênio antes de Cristo. No tempo dos romanos a ilha foi um lugar de exílio. Folegandros foi uma ilha na posse de Veneza entre 1207 e 1566.

A ilha é muito pequena – um pouco menor do que a ilha de Porto Santo – e é formada por três pequenas aldeias: a principal aldeia de Chora no centro perto da costa leste, o porto de Karavostassis, localizado ao longo da costa leste mas na parte sul da ilha e a aldeia de Ano Meria, localizada no interior da parte norte de Folegandros.

A ilha é montanhosa e na sua parte central eleva-se até 416 metros o Monte Agios Eleftherios. As falésias dominam a parte oriental montanhosa, enquanto a parte ocidental é menos rígida e é composta por colinas. Nesta área antigos socalcos são visíveis. Na ilha há algumas belas praias, mas muitas vezes são difíceis de alcançar. Alguns destas são acessíveis apenas por mar.

As três aldeias merecem todas uma visita. O principal porto da ilha, Karavostasis, tem algumas belas praias no seu entorno, incluindo as de Livadi, Vitsentzou e Vardia. Mais ao sul fica a praia de Katergo. Hora (Chora), a aldeia principal de Folegandros, é uma povoação histórica com um centro histórico (Kastro). É de origem medieval remontando ao século XIII. Uma curta caminhada na aldeia leva à igreja de Panagia, que domina o país. É uma igreja branca com uma única nave com várias cúpulas.

Na parte central da ilha são as baías de Angali e Agios Nikolaos com suas praias. No norte da ilha, mais fácil de chegar por mar, encontram-se as praias de Livadaki, Ampeli e Agios Georgios. Na aldeia de Ano Meria há um pequeno museu dedicado ao folclore.

Ao longo da costa norte-oriental da ilha encontra-se a caverna de Chrysospilia, uma caverna do mar a 30 metros acima do nível do mar e com mais de 300 metros de profundidade. A gruta é composta por duas câmaras principais, que estão ligadas por um corredor. Na primeira sala há uma cisterna do período romano, enquanto o segundo quarto é coberto com estalactites. O que torna esta caverna particular são os mais de 400 nomes e inscrições da época antiga (século IV a.C.) em suas paredes.

COMO CHEGAR A FOLEGANDROS

FERRY: A ilha de Folegandros é servida por balsas, que ligam com o porto de Pireu (4 horas de ferry rápido) e com a maioria das ilhas vizinhas como Santorini (30 minutos de balsa), Milos, Naxos e Sifnos.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com