Home / Europa / Reino Unido / Londres com as crianças: os museus de Londres
Templo grego, British Museum, Londres, Reino Unido. Autor e Copyright Niccolò di Lalla
Templo grego, British Museum, Londres, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. Autor e Copyright Niccolò di Lalla

Londres com as crianças: os museus de Londres

Londres é uma cidade dinâmica, rica em oportunidades de lazer para famílias com crianças. A capital britânica é famosa pelos seus museus, que são quase todos gratuitos. Entre os mais adequados para crianças há o Museu da Ciência (Science Museum), localizado ao sul do Hyde Park e dos Kensington Gardens. É um dos melhores museus de ciências da Europa. Neste museu vai encontrar informações sobre o desenvolvimento da ciência da pré-história até o presente: Foguetes espaciais, ciência médica, máquinas de todos os tipos, protótipos de invenções e um teatro IMAX 3D, que mostra documentários em três dimensões. Um andar inteiro do museu é dedicado a jogos infantis relacionados à ciência.

Perto do Museu da Ciência há um outro museu a não perder: É o Museu de História Natural (Natural History Museum), um museu muito interativo com jogos e experimentos fascinantes para tentar. Uma bela viagem de descoberta pelo nosso planeta! O museu exibe 70 milhões de objetos. Vai encontrar dinossauros, mamíferos e minerais. Há salas dedicadas a vulcões e terramotos. Excelente para as crianças é o salão dos dinossauros, mas a parte dedicada aos minerais e às ciências da terra também. O museu está localizado num dos mais belos monumentos de Londres.

Uma interessante paragem pode ser feita no Sea Life London Aquarium, que está localizado nas margens do rio Tamisa perto da Estação de Waterloo (Waterloo Station). O aquário é o lar de inúmeras espécies de peixes e animais marinhos e plantas do mundo inteiro. O aquário é muito interativo e permite às crianças fazer novas experiências. Há tubarões, cavalos marinhos, polvos e peixes multicoloridos de recife.

Great Court do British Museum (1994-2000) desenhado pelo arquitecto Inglês Norman Foster, British Museum, Londres, Reino Unido. Autor e Copyright Niccolò di Lalla

Great Court do British Museum (1994-2000) desenhado pelo arquitecto Inglês Norman Foster, British Museum, Londres, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. Autor e Copyright Niccolò di Lalla

O museu mais importante da cidade é o British Museum. Tem aspectos, que podem fascinar os pequenos exploradores. Entre todas as maravilhas presentes as crianças serão mais fascinadas pelas múmias de faraós egípcios, mas as outras civilizações despertaram os seus interesses e a sua curiosidade também.

Um museu histórico em Londres, onde as crianças são levadas muitas vezes é o museu de cera Madame Tussauds, onde além de personagens reais há atores famosos, políticos, atletas e cantores. Aqui pode ver o Homem Aranha (Spider-Man) e o incrível Hulk.

Se tem filhos, que gostam de recitar ou simplesmente experimentar trajes de vários tipos, um lugar para visitar é o Theatre Museum, localizado ao sul do London Bridge. No museu há objetos de arte cênica e do teatro. Pode usar os trajes, tentar os truques e recitar do palco.

O National Maritime Museum em Greenwich é o lugar para visitar, se os seus filhos são fãs de barcos e explorações. Há secções interativas dedicadas às crianças como a galeria All Hands, enquanto as crianças mais velhas podem utilizar o simulador dum navio profissional e perceber o impacto da poluição sobre o oceano.

Quem não tem medo de histórias e contos aterrorizantes pode fazer uma visita ao London Dungeon no South Bank ao lado do London Eye e do Sea Life London Aquarium. Este museu é emocionante, assustador e divertido ao mesmo tempo. Ele apresenta um passeio histórico pelo Londres vitoriano com a presentação da tortura e da peste, de personagens como Jack o Estripador e Sweeney Todd.

Entre o London Bridge e o Tower Bridge pode visitar um autêntico navio de guerra da Segunda Guerra Mundial: O HMS Belfast, que faz parte do Imperial War Museum. O navio participou no desembarque da Normandia. Se quiser trazer os seus filhos para os horrores da guerra um muito bem feito museu é o Imperial War Museum com a reconstrução duma trincheira da Primeira Guerra Mundial com tanques, aviões e outras armas militares.

Em Colindale na periferia nordoeste de Londres fica o Royal Air Force Museum com aviões, helicópteros e outras maquinas de voo. Não esqueça de visitar o cinema 3D e a galeria interativa para crianças.

O Parque Zoológico de Londres está localizado no Regent’s Park. Foi construído em 1828, sendo uma outra atracção para crianças. Existem 650 espécies de animais do mundo inteiro: Gorilas, tigres, leões, elefantes, girafas, aranhas e mais. Os caçadores de emoção podem visitar a casa de répteis do Parque Zoológico de Londres. Aqui são as maiores cobras venenosas do mundo, incluindo a Mamba negra, vários lagartos e crocodilos.

Para torná-lo claro para os nossos filhos, que antes não existiam o PS e XBox. Mas as crianças de épocas anteriores brincavam e divertiram-se com o pouco, que tinham. O V & A Museum of Childhood abriga uma colecção de objetos de infância, que datam de 1600 até os dias atuais. Existem brinquedos, bonecas e jogos do passado.

Para aqueles, que são fascinados pelos livros de Harry Potter, Londres oferece muitas surpresas. Nos Warner Bros Studios pode fazer um tour pelos bastidores dos filmes de Harry Potter.

Mas na cidade pode visitar os lugares, que ficaram famosos pelo filme como a estação King’s Cross com as plataformas utilizadas para a filmagem. Aqui há também uma loja – o Harry Potter shop – igual à loja de varinhas de Ollivander. A estação de comboios St Pancras foi parcialmente usada no filme, de onde partiu o Harry a bordo do Hogwarts Express. Outros lugares de filmagem eram as estações de metro de Westminster, Piccadilly Circus, Tower Bridge e Millennium Bridge.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com