Home / Europa / Grécia / A costa oeste da ilha de Creta: Elafonissi, Falasarna e Paleochora
Creta, Grécia. Autor e Copyright Luca di Lalla
Creta, Grécia. Autor Luca di Lalla

A costa oeste da ilha de Creta: Elafonissi, Falasarna e Paleochora

ELAFONISSI

Elafonissi (Elafónisos) tem talvez o mar mais bonito da ilha de Creta. É um lugar agradável por causa da transparência da água e dos reflexos da areia rosa. Elafonissi está localizado no extremo sudoeste da ilha a uma hora de carro de Paleochora.

Elafonissi é constituído duma série de riachos e uma pequena ilha facilmente acessível vadeando por um trecho de mar raso. É aconselhável chegar no início da manhã e ir embora no final da tarde, porque no meio do dia a praia é ocupada por muitos turistas. Perto da praia de Elafonissi não há nenhuma povoação, mas apenas algumas casas dispersas e algumas tabernas.

Pode ser interessante visitar o Mosteiro de Hrissoskalitissa. O Mosteiro, dedicado à Assunção de Maria, foi construído sobre uma rocha com vista para o mar. Para atingir o Mosteiro precisa seguir uma escala de 98 passos, o último dos quais segundo a tradição é feito de ouro. Mas só pessoas piedosas podem vê-lo. Da essa lenda é derivado o nome do mosteiro. A palavra Hriso significa “ouro” e a palavra Skalitissa significa “escala”.

Outra tradição diz, que o desaparecimento do passo de ouro foi causado pelo Patriarca de Constantinopla, que deu o passo de ouro aos otomanos em troca dum melhor tratamento dos cristãos da ilha.

Como base para explorar esta parte da ilha podem ser usados os hotéis da cidade de Chania. Para chegar de Chania a Elafonissi você tem que viajar 80 km: tomar a direcção para Kissamos (Kastelli), depois de 35 km tome a estrada, que leva para o interior na direção de Topolis e Elos e continue para Vathy, onde deve seguir as indicações para o Mosteiro de Hrissoskalitissa. O último trecho da estrada é de terra batida.

A lagoa de Balos, Creta, Grécia. Author and Copyright Luca di Lalla

A lagoa de Balos, Creta, Grécia. Author Luca di Lalla

FALASARNA

Falasarna é a aldeia mais ocidental da ilha de Creta, localizada a 20 km de Kissamos na base da península de Gramvousa. Falasarna não é uma aldeia, mas um conjunto de casas dispersas e estufas com um mercado com vista para uma grande praia parcialmente desenvolvida, localizada do lado oeste da ilha.

Em Falasarna o visitante pode admirar a beleza da paisagem e o céu azul. Uma das mais belas praias da ilha de Creta é “Pahia Ammos”, que está localizada no sul de Falasarna.  Algumas dezenas de quilômetros ao norte de Falasarna fica a maravilhosa praia de Balos.

Como base para explorar esta parte da ilha pode utilizar os excelentes hotéis das cidades de Kissamos e Chania. Para chegar a Falasarna de Chania ou Kissamos você tem que viajar algumas dezenas de quilômetros de estrada costeira.

PALEOCHORA

Paleochora (Palaiochóra) está localizado na parte sudoeste da ilha de Creta numa pequena península no meio de duas baías cênicas.

Paleochora é uma animada vila localizada numa península com vista para o mar de Líbia a 80 km de Chania.  Oferece todas as comodidades para o turista com dois supermercados, bancos, hotéis, um posto de turismo e muitas tabernas, bem como duas grandes praias: uma de areia colocada do lado ocidental da península e a outra de pedra no leste um pouco mais distante da vila.

Outras praias estão localizadas em direção de Kondura com uma alternação de casas e estufas. È de notar que nesta parte da costa a água do mar é fria, devido à presença de fontes subterrâneas.

Paleochora é também uma excelente base para excursões. Daqui você pode partir em particular para a magnífica lagoa de Elafonissi no oeste e para o desfiladeiro de Samaria no leste.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com