Home / Europa / Grécia / Paxos e Antipaxos: praias, vinhas e olivais
Voutoumi, Antipaxi (Antipaxos), Ilhas Jônicas, Grécia. Author Costas78. No Copyright
Voutoumi, Antipaxi (Antipaxos), Ilhas Jônicas, Grécia. Author Costas78

Paxos e Antipaxos: praias, vinhas e olivais

A ilha de Paxos ou Paxi com 19 km² e uma população de 3.000 é uma pequena ilha grega no arquipélago das ilhas Jónicas, situada a algumas dezenas de quilómetros ao sul de Corfu em frente à costa da Grécia. Faz parte do município da ilha de Paxos também a ilha de Antipaxos ou Antipaxi com 3 km² e 64 habitantes, localizada a 3 km para o sul.

A capital da ilha é a pequena aldeia de Gaios, localizada na parte sul da costa leste, onde chegam as balsas de Corfu e Igoumenitsa. Em Gaios é o interessante Museu da Cultura, mostrando pinturas, cerâmicas, moedas, fósseis e objetos tradicionais. Em frente ao porto de Gaios há duas ilhotas: Agios Nikolaos com os restos duma fortaleza e Panagia com um mosteiro.

A costa oeste de Paxos é selvagem e cai abruptamente para o mar com paredes de pedras brancas com cavernas. A falésia de Ortholithos é espectacular, enquanto a costa leste é a mais desenvolvida e povoada.

Paxos (Paxi), Ilhas Jônicas, Grécia. Author Ylvo. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Paxos (Paxi), Ilhas Jônicas, Grécia. Author Ylvo

Ao longo da costa leste ao lado do porto de Gaios há ainda o porto de Loggos e no extremo norte da ilha na parte inferior duma baía fica o porto de Lakka. O interior da ilha é coberto por oliveiras. A mais alta colina de Paxos atinge 248 metros. A ilha vive do turismo e da agricultura. São produzidos sobretudo azeite e vinho, mas também frutas.

Paxos é um paraíso para os amantes da tranquilidade e para os caminhantes. A ilha há caminhos através das antigas trilhas de mulas, que oferecem a descoberta desta pequena ilha de apenas 10 km de comprimento e 4 km de largura. Pode também alugar um carro, um ciclomotor ou se quiser um pequeno barco que lhe permitirá explorar a costa da ilha. As mais belas praias são as de Levrecchio, Monodendri e no extremo norte as de Harami e Kanoni.

Vrika, Antipaxos (Antipaxi), Ilhas Jônicas, Grécia. Author Bogdan Giusca. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Vrika, Antipaxos (Antipaxi), Ilhas Jônicas, Grécia. Author Bogdan Giusca

ANTIPAXI: A ilha de Antipaxos ou Antipaxi, em grande parte coberta de vinhas e olivais, possui duas das mais belas praias das ilhas Jónicas: aqueles de Vikra e Voutomi. A ilha está ligada com Paxos por um serviço de táxi de barco que sai do porto de Gaios em Paxos e e transportam em 15 minutos turistas às praias de Vikra e Voutomi. A ilha tem duas pequenas aldeias: no interior trata-se da aldeia de Vigla, enquanto na costa existe o pequeno porto de Agrapidia.

COMO CHEGAR A PAXI

FERRIES: O porto de Gaios na ilha de Paxos está ligado com ligações frequentes para ferries de alta velocidade para a ilha de Corfu (40 minutos) e balsas para o porto de Igoumenitsa (2 horas).

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: