Home / Europa / Áustria / Linz atrações turísticas: que ver a Linz
Bandeira da Austria
Bandeira da Austria

Linz atrações turísticas: que ver a Linz

A cidade de Linz tem um centro antigo interessante com edifícios no estilo barroco e renascentista. Entre os mais belos edifícios para visitar encontram-se a residência do bispo (Bischofshof), o Landhaus, que é a sede do parlamento regional da Alta Áustria e a antiga Câmara Municipal (Altes Rathaus).

No centro da cidade existe uma antiga fortaleza medieval: o Linzer Schloss, fundado em 799, modernizada em 1477 por Federico III, imperador do Sacro Império Romano. O castelo abriga hoje o Museu da Alta Áustria (Schlossmuseum Linz), que exibe objetos arqueológicos, armas e pinturas.

No centro da praça principal, uma das praças mais bonitas da Áustria, fica a Coluna da Santíssima Trindade em mármore branco com 20 metros de altura. Foi concluída em 1723 por Sebastian Stumpfegger. A praça rectangular é cheia de bares e lojas. Vale a pena dar um passeio ao longo da zona pedestre Landstrasse. Além das lojas oferece igrejas e monumentos interessantes.

Para uma bela vista da cidade e do Danúbio é aconselhável chegar ao monte do Pöstlingberg, ligado ao centro da cidade por um pequeno comboio: a Pöstlingbergbahn. Outra atração turística no Pöstlingberg, adequada para crianças, é a ferrovia do Grotto, construída em 1906 numa das torres da fortaleza pelo imperador Maximiliano de Habsburgo. Aqui fica a Pöstlingbergkirche, localizada numa bela posição acima da cidade e construída em 1748.

Entre as igrejas dignas de nota é a igreja de St. Martin (Sankt Martin), a mais antiga igreja na Áustria, datando de 799. A antiga catedral (Ignatiuskirche) no estilo barroco foi desenhada por Pietro Francesco Carlone e construída entre 1669 e 1678. A nova catedral (Mariendom), construída entre 1855 e 1924, é a maior da Áustria. No interior pode acomodar até 20.000 pessoas. Há uma torre de sino, que atinge 134 metros de altura.

Em Linz há também uma casa, onde viveu Mozart, o Mozarthaus, um edifício de estilo renascentista, onde o grande compositor viveu em 1783 como convidado do conde Thun.

Nas proximidades de Linz fica o Stift St. Florian, uma abadia agostiniana, que remonta a 819, reconstruída no estilo barroco em 1688, que é famosa por seus órgãos antigos. Outra excursão interessante pode ser feita a Steyr, uma das cidades antigas bem preservadas na Áustria. Não longe de Linz encontra-se o antigo campo de concentração nazista de Mauthausen.

QUE VER: OS MUSEUS DE LINZ

A cidade de Linz, que foi a Capital Europeia da Cultura em 2009, é o lar de vários museus interessantes, alguns deles bastante incomuns. Se pretende visitar mais do que um museu é aconselhável comprar a Linzer Museumskarte, que dá por 12 € o acesso a 11 museus diferentes.

Museu do Castelo (Schlossmuseum Linz, Tummelplatz 10, 4020 Linz): Este museu, que abriga armas, instrumentos musicais e moedas, está localizado dentro do castelo renascentista de Linz, que abriga uma interessante exposição sobre a história da Alta Áustria a partir da pré-história aos tempos medievais e uma coleção de arte gótica, arte popular e de pintura do século XIX.

Museu de Arte Moderna Lentos (Lentos Kunstmuseum Linz, Ernst-Koref-Promenade 1, 4020 Linz). um museu novo, que está entre os mais importantes de arte moderna na Áustria. O museu contém milhares de obras de arte moderna e inúmeras fotografias.

Galeria do Estado Federal da Alta Áustria (Landesgalerie Linz, Museumstraße 14, 4020 Linz). Este museu conserva as obras de arte dos séculos XX e XXI, a mais importante coleção de obras de Alfred Kubin, ilustrador e principal expoente do expressionismo e simbolismo austríaco.

Castelo de Ebelsberg (Schloss Ebelsberg, Schlossweg 7, 4030 Linz). O Castelo de Ebelsberg abriga a coleção militar do Museu do Estado da Alta Áustria. “A Batalha de Ebelsberg 1809” é representado por três dioramas ao lado do Museu da Marinha.

Museu da Cidade de Linz – Nordico (Nordico – Museum der Stadt Linz, Dametzstraße 23 , 4020 Linz). O Museu é constituído por dois museus separados, um dedicado à história de Linz e o outro (Nordico) dedicado à exposição da ciência e da história da cultura.

LinzGenesis (LinzGenesis – Stadtgeschichte im Zeitraffer, Hauptplatz 1, 4020 Linz). O museu trata da história da cidade desde as suas origens no período neolítico até o presente.

Museu de Literatura (OÖ. Literaturmuseum im Stifter-Haus, Adalbert-Stifter-Platz 1, 4020 Linz), um museu dedicado à literatura através de eventos literários, que acontecem dentro do museu, que está localizado na casa do pintor e escritor Adalberto Stifter.

Museu da História da Odontologia e Odontotecnica na Alta Áustria (Zahnmuseum, Hauptplatz 1, 4020 Linz), um museu dedicado aos dentistas e para aqueles, que lidam com a história da medicina dos dentes. Este museu é dedicado à história da odontologia e tecnologia dental.

Centro de Biologia (Biologiezentrum Linz, Johann-Wilhelm-Klein-Straße 73, 4040 Linz), um museu dedicado à botânica e zoologia, anexado encontra-se o Ecopark.

Museu do Futuro (Ars Electronica Center – Museum der Zukunft) Graben 15 , Ecke Dametzstraße, 4020 Linz), um museu dedicado à arte eletrônica. Lá estão representadas as técnicas mais modernas na área da especialidade).

Centro de Arte Contemporânea de Alta Áustria (Oberösterreich OK – Offenes Kulturhaus, Dametzstraße 30, 4020 Linz), um museu dedicado à arte contemporânea.

Museu das finanças e das alfândegas de Alta Áustria (Zoll-Sammlung OÖ, Finanzgeschichtliches Landesmuseen), Finanzamt Urfahr, Kaarstraße 21, 4040 Linz), um museu dedicado à história e aos costumes dos financistas.

Museu da Estação Pöstlingberg (Pöstlingbergbahn-Museum, Landgutstraße 19, 4040 Linz), um. Museu dedicado à história desta antiga estação ferroviária.

Linz: um centro histórico gótico e barroco ao longo do Danúbio.

Linz clima: quando ir a Linz.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com