Home / Oceania / Polinésia Francesa / Raivavae: o Bora Bora das Ilhas Austrais
Raivavae, Ilhas Austrais, Polinésia Francesa. Autor Raivavae. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Raivavae, Ilhas Austrais, Polinésia Francesa. Autor Raivavae

Raivavae: o Bora Bora das Ilhas Austrais

Raivavae é uma pequena ilha de 16 km² e habitada por 905 pessoas (Censo de 2007), que é conhecida como o Bora Bora das Ilhas Austrais. Esta ilha montanhosa está situada a 730 km a sudeste de Taiti e é como a mais famosa Bora Bora cercada por uma bela lagoa com muitas ilhotas de coral, possuindo várias praias de areia branca, a maioria das quais estão localizadas no recife sul-oriental, onde há as grandes ilhas arenosas, chamadas em língua polinésia “motu” e tratando-se do Motu Araoo, do Motu Vaiamanu e do Motu Haaamu.

A ilha de Raivavae, localizada ao sul do Trópico de Capricórnio, é uma ilha verde e montanhosa. A ilha consiste de duas cadeias de montanhas. O pico mais alto, que está localizado no centro-leste da ilha, é o Monte Hiro, que atinge 437 metros de altura. O Monte Taraia é o segundo pico mais alto da ilha e sobe para 309 metros acima do nível do mar, encontrando-se na parte central sul da ilha. O recife circunda completamente a ilha, mas abre-se em três pontos: Com o Passagem Teahoa para o sul e com a Passagem Teavarua e a Passagem Teruapupuhi para o norte.

A ilha é rica em vestígios arqueológicos com templos antigos polinésios e com algumas estátuas polinésias antigas, chamadas tiki. Dois tikis (estátuas) de Raivavae encontram-se no Museu Gauguin em Taiti e além disso existem antigos terraços para o cultivo de taro na ilha. O navegador espanhol Tomás Gayangos foi o primeiro europeu a descobrir a ilha em 1775. No início do século XIX os habitantes foram todos convertidos ao cristianismo por missionários protestantes.

Raivavae, Ilhas Austrais, Polinésia Francesa. Autor Raivavae. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike,

Raivavae, Ilhas Austrais, Polinésia Francesa. Autor Raivavae

COMO CHEGAR A RAIVAVAE: Há alguns anos atrás (2002) um pequeno aeroporto foi construído na parte sul da ilha e agora a ilha está ligada por voos regulares da Companhia Air Tahiti com a ilha de Taiti (2 horas de voo) e com as ilhas de Tubuai e de Rurutu.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: