Home / Oceania / Polinésia Francesa / Hiva Oa: a ilha, onde são enterrados o pintor impressionista Paul Gauguin e o cantor belga Jacques Brel

Hiva Oa: a ilha, onde são enterrados o pintor impressionista Paul Gauguin e o cantor belga Jacques Brel

A ilha de Hiva Oa com 316 km² e 1.986 habitantes é a ilha mais importante do arquipélago em tamanho e importância depois de Nuku Hiva. O primeiro europeu a descobrir Hiva Oa foi o navegador espanhol Álvaro de Mendaña y Neira em julho de 1595. No passado a aldeia de Atuona era o centro administrativo das Marquesas, mas o seu papel foi tomado pela aldeia de Taiohae na ilha de Nuku Hiva.

Hiva Oa é famosa por ser o lugar, onde viveu o pintor impressionista Paul Gauguin e o cantor belga Jacques Brel. Ambos foram enterrados no pequeno cemitério de Atuona. Atuona, a localidade principal, está localizada na costa sul da ilha. Outras aldeias de Hiva Oa são: Puamau, Hanapaaoa, Taaoa, Hanaiapa e Nahoe. O ponto mais alto da ilha de Hiva Oa é o Monte Temetiu com 1.276 metros, que juntamente com o Monte Feani com 1.126 metros tem vista sobre a baía, onde encontra-se Atuona.

A ilha tem outras atrações interessantes. Além do cemitério com os túmulos de Paul Gauguin e Jacques Brel há na aldeia de Atuona um museu interessante com cópias de pinturas de Gauguin e a reconstrução da casa, onde o pintor viveu, a chamada “maison du jouir”.

Existem sítios arqueológicos, espalhados pela ilha como os de Puamau (Iipona) e Ta’a ‘Oa. Puamau é famosa por sediar os maiores tikis na Polinésia Francesa, enquanto no sítio de Ta’a’ Oa há muitas pae pae (fundações de antigas cabanas). No Vale da Faakua ao norte de Atuona encontram-se os petroglifos de Tehueto, esculpidos em basalto. A ilha é caracterizada por uma paisagem montanhosa cheia de vegetação com altas montanhas e baías profundas.

COMO CHEGAR PARA HIVA OA: Hiva Oa tem um aeroporto localizado quase no centro da ilha. A ilha está ligada por voos regulares com Taiti e as outras ilhas das Marquesas com um aeroporto, nomeadamente com Nuku Hiva, Ua Pou e Ua Huka. Barcos partem de Atuona e unem a ilha de Hiva Oa com as de Fatu Hiva e Tahuata. Em alternativa o cruzeiro com o navio de carga Aranui é uma boa opção para visitar a ilha.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: