Home / Oceania / Polinésia Francesa / Nuku Hiva: a maior ilha das Marquesas
Baie d'Hatiheu, Nuku Hiva, Ilhas Marquesas, Polinésia Francesa. Autor Steve Berardi. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Baie d'Hatiheu, Nuku Hiva, Ilhas Marquesas, Polinésia Francesa. Autor Steve Berardi

Nuku Hiva: a maior ilha das Marquesas

A ilha de Nuku Hiva com 387 km² e 2.660 habitantes é a maior ilha das Marquesas. É uma ilha de grande beleza cênica com altas montanhas basálticas, planaltos, cachoeiras, vales verdes e costões rochosos com vista para o mar. A montanha mais alta da ilha é o Monte Tekao, atingindo uma altura de 1.224 metros. O capitão estadounidense Joseph Ingraham foi a primeira pessoa ocidental a descobrir e a desembarcar em Nuku Hiva em abril de 1791.

Na ilha há quatro aldeias principais: Taiohae, Hatiheu, Taipivai e Aakapa. A aldeia de Taiohae é o centro administrativo e a localidade principal das Ilhas Marquesas. Taiohae é dominado pelo Monte Muake com 864 metros e pelo Monte Moukaopaoho com 527 metros e está localizado na parte inferior duma bela baía. A população da ilha pratica uma agricultura de subsistência. Na ilha crescem fruta-pão, taro, mandioca, coco e várias especies de frutas. São criados cabras, porcos e cavalos. A pesca é realizada nas águas ao largo da ilha.

Entre os locais a visitar na ilha há o Vale de Hakaui, onde entre falésias majestosas com uma vegetação verdejante fica a cascata de Vaipo, que faz um salto de 350 metros da montanha acima. Nuku Hiva tem muitos sítios arqueológicos. Os mais famosos são os do vale de Taipivai (Paeke), de Hikokua, Kamuihei e Tahakia, onde há meae, tohua, pae pae, tikis e petroglifos interessantes. Outros locais a visitar são a baía de Hatiheu, dominada pelas formações rochosas de basalto impressionantes e a baía próxima de Anaho com uma bela praia de areia branca.

Quedas de Hakaui, Nuku Hiva, Ilhas Marquesas, Polinésia Francesa. Autor Yves Picq. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Quedas de Hakaui, Nuku Hiva, Ilhas Marquesas, Polinésia Francesa. Autor Yves Picq

COMO CHEGAR PARA NUKU HIVA: A ilha tem um aeroporto, que está localizado no noroeste. A ilha está ligada por voos regulares com Taiti e com todas as outras ilhas das Marquesas com um aeroporto, que são: Ua Pou, Ua Huka, e Hiva Oa. Em alternativa o cruzeiro com o navio de carga Aranui é uma boa opção para visitar a ilha.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE:
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem