Home / América do Sul / Uruguai / Uruguai: gaúchos, balneários e praias

Uruguai: gaúchos, balneários e praias

Uruguai (República Oriental del Uruguay/República Oriental do Uruguai) é uma república presidencial localizada no centro-sul da América do Sul, limitada a norte e nordeste pelo Brasil e a oeste pela Argentina e enfrenta para o sul o Rio da Prata e para leste o Atlântico. Montevidéu, a capital, localizada no Rio da Prata, é o principal centro económico, administrativo e cultural do país e um dos maiores e mais importantes portos da América do Sul.

O território do Uruguai está em grande parte plana. No sul encontramos uma planície ondulante alternando com zonas pantanosas e ao longo da costa com lagoas.Ao longo da fronteira com o Brasil é a grande Lagoa Mirim.

O resto do território é formado por uma planície com colinas. Chamam-se cuchillas. O ponto mais alto do país é o Cerro Catedral com 514 metros na Serra de Carapé na parte sul da nação. O principal rio do país é o rio Uruguai, que marca a fronteira com a Argentina. O rio Negro, um afluente do lado esquerdo dele, atravessa a parte central da nação.

O principal recurso do país é a criação de gado, especialmente de bovinos e ovinos, mas também de suínos, caprinos e cavalos. A agricultura produz cereais como trigo, arroz, milho, cevada e sorgo e além disso beterrabas de açúcar, cana-de-açúcar, batatas, tabaco, vinho, linho, girassol, amendoim, soja, citrinos como laranjas e limões e outras frutas. A pesca está a ganhar alguma importância. Doutro lado o país carece completamente de matérias primas.

Importantes investimentos foram feitos no sector hidroeléctrico com a construção das grandes centrais Salto Grande/Represa Salto Grande em co-propriedade do Uruguai e da Argentina. Uma certa importância é também atribuída ao sector industrial, principalmente relacionado à transformação de produtos agrícolas como açúcar, tabaco e cerveja e produtos animais como lã, carnes, couros e peles. Graças às praias de Punta del Este e Piriapolis e à antiga cidade colonial de Colonia del Sacramento o turismo é bem desenvolvido.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Superfície: 176.215 km²: área arável 7,3%, prados e pastagens 76,2%, florestas e arbustos 5,2%, terra inculta e improdutiva 11,3%
  • População: 3.400.000 (situação em 2006): europeus 86%, mestiços (descendentes de ameríndios e europeus) 8%, mulatos (descendentes de africanos e europeus) 6%.
  • Capital: Montevideo/Montevidéu.
  • Língua oficial: A língua oficial é o espanhol.
  • Religião: cristãos 68%: católicos 62% e protestantes 4%; judeus 3%.
  • Moeda: Peso Uruguaio (UYP).
  • Fuso horário: UTC-3, no verão UTC-2

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM MONTEVIDÉU

Booking.com