Home / Oceania / Fiji / Ciclones e furacões no Pacífico: O que é o período de ciclones e furacões na Polinésia?
Ciclone Tropical. Image courtesy of Mike Trenchard, Earth Sciences & Image Analysis Laboratory , Johnson Space Center. No Copyright
Ciclone Tropical. Image courtesy of Mike Trenchard, Earth Sciences & Image Analysis Laboratory , Johnson Space Center

Ciclones e furacões no Pacífico: O que é o período de ciclones e furacões na Polinésia?

Qual é a época de ciclones e quais são as ilhas com maior risco de ciclones tropicais no Pacífico Sul?

Os ciclones tropicais formam-se geralmente entre o 5° e 20° de latitude do equador, tanto para o norte, que tanto para o sul. A sua força e energia vem do calor, que é liberado durante o processo de condensação do vapor da água.

Um ciclone tropical é formado, quando uma depressão tropical é suficientemente intensa para causar perto de seu coração uma velocidade de vento superior a 63 km por hora. De acordo com a classificação atual os ciclones são divididos em 5 classes de intensidade (1, 2, 3, 4 e 5). Com ventos, que sopram no centro da tempestade entre 63 e 118 km por hora o ciclone é classificado como uma tempestade tropical. Estas são as classes 1, 2 e 3. As duas classes mais perigosas são as de 4 e 5. Estes são as duas classes, em que um ciclone tropical é classificado como um furacão. Um ciclone torna-se numa classe 4, quando os ventos excedem 118 km por hora e a classe 5 é a mais destrutiva. Neste caso os ventos excedem 167 km por hora.

Na vasta área do Pacífico Sul o período de ciclones tropicais é nos meses entre novembro e abril. Esta enorme extensão de oceano, que vai desde a Austrália para a Ilha de Páscoa há uma média de 10,8 ciclones tropicais por ano, todos concentrados nos meses anteriormente indicados. A maior frequência de ciclones é encontrada nos meses entre janeiro e março. A área com maior probabilidade dum ciclone tropical do Pacífico Sul é entre Vanuatu, a Nova Caledónia, Fiji, Tonga, Niue e as ilhas de Wallis e Futuna.

Um pouco menos frequente são os ciclones na área, que estende-se desde as Ilhas Salomão, as ilhas de Samoa, as Ilhas Cook do Sul e as ilhas Tuvalu. Menos ainda são as chances de ciclones para as Ilhas da Sociedade, as ilhas Tuamotu e as Ilhas Austrais da Polinésia Francesa, as Ilhas Cook do Norte e as ilhas Tokelau. Fora da área de ciclones tropicais são as Ilhas Marquesas da Polinésia Francesa, as Ilhas Kiribati e a Ilha de Páscoa.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

TABELA DE CICLONES TROPICAIS POR ANO NAS ILHAS DO PACIFICO SUL

ARQUIPÉLAGO

Número anual de ciclones (média dos últimos 37 anos)

VANUATU
3/2,8
NOVA CALEDÔNIA
2,7/2,6
FIJI
2,5/2,4
TONGA
2,1/2
WALLIS E FUTUNA
1,9/1,8
NIUE
1,8
SAMOA/SAMOA AMERICANA
1,6/1,3
ILHAS COOK DO SUL
1,5/1,3
ILHAS SALOMÃO
1,4/1,0
TUVALU
1,2/1,1
NOVA ZELÂNDIA DO NORTE
1/0,9
TOKELAU
0,8/0,6
POLINÉSIA FRANCESA: ILHAS DA SOCIEDADE
0,8/0,6
POLINÉSIA FRANCESA: ILHAS AUSTRAIS
0,8/0,5
ILHAS COOK DO NORTE
0,8/0,4
POLINÉSIA FRANCESA: ILHAS TUAMOTU
0,4/0,1
PITCAIRN
0,3/0,1
POLINÉSIA FRANCESA: ILHAS MARQUESAS
0,1/0,0
KIRIBATI
0

(Dados: NIWA National Intstitute of Water and Atomspheric Research, Nova Zelândia)

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: