Home / Oceania / Polinésia Francesa / Ahe: o atol de ostras de pérola

Ahe: o atol de ostras de pérola

Ahe com 12 km² e 561 habitantes (Censo de 2007)) é um atol do arquipélago de Tuamotu, medindo 23,5 km de comprimento e 12,2 km de largura, dentro do qual está contido uma lagoa de 138 km² com uma passagem em direção ao oceano, localizado no noroeste do atol.

Ahe está localizado mais de 450 km ao nordeste de Taiti. A ilha mais próxima é o atol de Manihi, que está localizada a apenas 14 km a oeste. O Atol de Arutua está localizado a 80 km ao norte. Ahe faz parte do município do atol de Manihi. Famoso por seu cultivo de ostras de pérola, o atol de Ahe tem um aeroporto e um único alojamento para turistas, o Cocoperle Lodge.

Os habitantes professam na sua maioria a religião católica. A única aldeia de Ahe com 200 habitantes é a aldeia de Tenukuparu, que está localizada no motu Teararoa no sudoeste da ilha. Os outros habitantes estão dispersos por pequenas aldeias noutros motus, que compõem o atol.

Na ilha existe uma população endêmica de Ptilope des Tuamotu (Ptilinopus coralensis), quer dizer de aves pertencentes à família dos pombos.

Ahe foi descoberto pelos europeus em 1616, quando foi encontrado pela expedição comandada pelos neerlandeses Willem Schouten e Jacob Le Maire.

COMO CHEGAR AO ATOLL DE AHE: O Aeroporto fica na parte norte da ilha e tem voos da Companhia Air Tahiti, que a liga às ilhas de Taiti e Manihi.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com