Home / Europa / Espanha / Costa de Almeria: a mais bela costa da Andaluzia
Playa de los Genoveses, P. N. de Cabo de Gata, Níjar, Costa de Almeria, Andaluzia, Espanha. Author Martyn Thompson. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Playa de los Genoveses, P. N. de Cabo de Gata, Níjar, Costa de Almeria, Andaluzia, Espanha. Author Martyn Thompson

Costa de Almeria: a mais bela costa da Andaluzia

A Costa de Almeria é o litoral banhado pelo Mar Mediterrâneo na província de Almeria na Andaluzia, que estende-se 200 km entre a cidade de Pulpì no leste e Adra no oeste com a cidade de Almeria no centro.

A região da Costa de Almeria é uma área quase deserta com um clima seco, que apresenta vários destinos turísticos interessantes como as cidades de Vera, Mojácar, Roquetas de Mar e Almerimar e também áreas de grande interesse natural como o Parque Natural de Cabo de Gata-Nijar, um refúgio da costa rochosa e isolada e um dos poucos lugares remanescentes ao longo da costa da Andaluzia como a Reserva Natural de Punta Entinas-Sabinar ou a ilha de San Andrés, que foi declarada monumento natural.

Algumas dezenas de quilómetros para o interior ao norte de Almeria existe o deserto de Tabernas com uma paisagem de deserto semelhante ao oeste dos EUA. Aqui foram filmados vários filmes western nos anos sessenta, dirigidos por Sergio Leone.

Arrecife de las Sirenas, Parque N. de Cabo de Gata, Níjar, Costa de Almeria, Andaluzia, Espanha. Author Martyn Thompson. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Arrecife de las Sirenas, Parque N. de Cabo de Gata, Níjar, Costa de Almeria, Andaluzia, Espanha. Author Martyn Thompson

A cidade de Almeria está localizada ao longo da costa do Golfo do mesmo nome e foi fundada pelos árabes durante a sua dominação. A cidade está localizada numa das mais ricas áreas agrícolas da Espanha. A oeste de Almeria fica a estância balnear de Roquetas de Mar, o centro turístico melhor equipado de todo o litoral e a cidade de Adra. Entre as duas cidades existe a Reserva Natural de Punta Entinas-Sabinar, uma área de costa baixa e arenosa, formada por uma série de dunas na costa e onde existem pequenas zonas húmidas, chamadas “Charcas” ou “Charcones”.

A mais bela área da Costa de Almeria está para o leste da cidade, onde a costa eleva-se e torna-se alta e rochosa na região do Cabo de Gata. Este trecho da costa de grande beleza é felizmente protegido no Parque Natural de Cabo de Gata-Nijar. O parque abrange 63 km de litoral, em grande parte selvagem e deserto com rochas com vista para o mar, enseadas e praias. Este é provavelmente a parte mais bonita da costa da Andaluzia.

Playa de Monsul, Parque Natural de Cabo de Gata, Níjar, Costa de Almeria, Andaluzia, Espanha. Author Martyn Thompson. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Playa de Monsul, Parque Natural de Cabo de Gata, Níjar, Costa de Almeria, Andaluzia, Espanha. Author Martyn Thompson

A área do parque é a única região da Europa a ter um clima quente de deserto, tendo algumas características geológicas interessantes. As montanhas, que formam o Cabo de Gata, são a maior formação de rochas vulcânicas da Espanha continental.

Hoje o Parque Natural de Cabo de Gata-Nijar é uma Reserva de Biosfera da UNESCO. Ao longo da costa existem torres antigas, fortes, faróis e algumas das mais belas praias da Andaluzia. As mais conhecidas são as praias de San José, Monsul, Playa de los Genoveses e Playa de los Muertos. No final oeste do parque encontram-se os balneários de Mojácar e Carboneras.

COMO CHEGAR: O aeroporto mais próximo é o de Almeria.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem